Uberlândia pode pegar suspensão de um ano das competições da FMF
03/03/2006 - 17:00 hs
Campeonato Mineiro
O Uberlândia vive situação delicada pela ameaça de rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro, que pode piorar ainda mais na próxima terça-feira. O Tribunal de Justiça Desportiva-TJD da FMF marcou o julgamento da súmula do jogo de sábado, interrompido aos 30 minutos no segundo tempo por número insuficientes de atletas do time do Triângulo Mineiro, após a expulsão de cinco de seus jogadores.
A jogo do jogo mais o relatório do árbitro Renato Cardoso Conceição foram entregues nesta quinta, na Federação Mineira de Futebol -FMF. Após os trâmites normais, no final da tarde, os documentos foram entregues ao procurador do Tribunal, Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, que fez o indiciamento do clube e dos jogadores expulsos.
Os indisciplinados estão incursos em vários artigos pesados e o clube pode ser até mesmo suspenso por um ano das competições da FMF, além de multado de R$ 50 mil a R$ 500 mil e perder os pontos do jogo, de acordo com o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
A preparação aconteceu rapidamente, para não prejudicar o andamento do Estadual, uma vez que a fase semifinal começa no próximo dia 19. Pelo movimento normal do TJD, a súmula só entraria na pauta do dia 14, portanto, muito em cima do encerramento da fase, e como o resultado do julgamento pode influenciar tanto na classificação como no rebaixamento, tudo foi em prazo recorde. Além disso, caberá recurso a quem se sentir prejudicado ao Tribunal Pleno.
A diretoria do Uberlândia, revoltada, garante que brigará por seus direitos até onde for possível, e estranha a pressa com o que o julgamento será realizado. O presidente do clube, Everton Magalhães Siqueira, sem citar nomes, disse que dois advogados estavam sendo contratados para defender o clube.
Árbitro relata que Elivelton impediu cobrança de pênalti
Em seu relatório, o árbitro Renato Cardoso Conceição alega que expulsou Safira por atingir com um chute, por trás, o meia Dudu, do América. Em seguida, expulsou Macedo por proferir as seguintes palavras: "Isso não foi nada seu safado, isto é palhaçada, seu ladrão".
Depois ocorreram as expulsões de Valdir, que já tinha levado o cartão amarelo por ter segurado o atacante Adriano. Mas a situação pode se complicar mais para o veterano Elivélton.
O árbitro relatou que marcou um pênalti contra o Uberlândia e expulsou o jogador por impedir a cobrança. Por se postar na frente da bola, não permitindo a cobrança do pênalti. "Aqui ninguém vai cobrar pênalti algum. Isso é uma safadeza, uma palhaçada".
O outro jogador expulso, Luiz Eduardo, já sem a camisa do jogo, teria ofendido o árbitro com as seguintes palavras: "Você é um ladrão, o bicho deve ser muito grande, seu safado; você vai ter que apitar em Uberlândia, eu quero é te encontrar lá, seu pilantra, ladrão; vou quebrar a sua cara".
Saibam quais serão os confrontos deste final de semana, pela elite do Mineiro: