A cada jogo, o Ipatinga mostra que o título do Campeonato Mineiro de 2005 não foi uma daquelas zebras que costumam ocorrer no futebol. Pelo contrário. Com a vitória sobre o Democrata de Sete Lagoas, por 1 a 0, no Ipatingão, domingo, além de garantir vaga às semifinais deu ao Tigre a liderança isolada e invicta da competição, com 22 pontos. Não perde há 16 partidas. A última derrota foi em 22 de outubro do ano passado, contra o América-RN, em Natal, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. “Nossos números são significativos e mostram que nossa trajetória não é apenas por sorte e sim pelo bom trabalho da equipe”, comemora o técnico Ney Franco.
Ao assumir a liderança, a equipe do Vale do Aço aumenta as possibilidades de conquistar o bicampeonato. Para o atacante Diego Silva, que tem encantado a torcida, o segundo lugar no fim do Estadual não está nos planos. Ele, que chegou ao clube por indicação de Ney, tem, este ano, a possibilidade de jogar, pois, em 2005, deslocou a coluna, na estréia contra o América: “A cultura do brasileiro é de ser campeão. Queremos vencer. O segundo lugar, para a equipe, seria horrível. Se chegarmos à final, vamos querer vencer”.
Ney Franco traça os planos para garantir a liderança: “Se fecharmos essa fase em primeiro lugar, iremos à próxima com vantagens oferecidas pelo regulamento e isso é bom porque no confronto sempre faremos o segundo jogo em casa. Contra o Guarani, domingo, será muito difícil. O adversário não corre risco de rebaixamento, mas também não tem chances de classificação. Por isso, vai estar com disposição para encerrar sua participação com uma vitória”.
O treinador não contará com o volante Paulinho, peça importante na equipe. Além disso, os armadores Léo Medeiros e Léo Silva, o atacante Cristian e o zagueiro Henrique estão pendurados. “Temos muitas opções para substituições. Todo o time está bem, mas a tendência é que Jaílton seja o escalado no meio-campo”, tranqüiliza ele.
Penúltima rodada da elite do Mineiro:
Amanhã, a partir das 20h30:
- América x Guarani (Independência – Belo Horizonte)
- EC Democrata x URT (Mamudão – Governador Valadares)
- Atlético x Ituiutaba (Mineirão – Belo Horizonte)