Durante o período de seis meses deste ano, entre maio e outubro, a Escola Mineira de Arbitragem promoveu o curso para formação de novos árbitros e assistentes para o quadro da FMF. Composta por 25 alunos, a última turma realizou seu exame final no dia 1º de novembro e concluiu a última etapa do processo de seleção.
Para ser aprovado, é exigida ao aluno uma média de 70% durante todo o curso, considerando as avaliações teóricas, práticas e físicas. Na derradeira prova, os candidatos realizaram questões teóricas, orais e de escrita, abordando temas referentes às regras do jogo, preenchimento da súmula e comunicação interpessoal.
Ao término do processo, 24 alunos foram aprovados, sendo 21 homens e três mulheres. Todos eles irão compor o quadro de arbitragem da FMF a partir de janeiro de 2018.
NOVA TURMA
No dia 08 de novembro, teve início a segunda turma desta temporada. Com previsão de conclusão para maio do próximo ano, a sala é constituída por 26 candidatos, nos quais 22 são homens e quatro mulheres.
No primeiro mês de trabalho, Joel Tolentino, instrutor da CBF, foi o responsável por ministrar as aulas sobre as regras do jogo. As atividades físicas foram realizadas no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, com coordenação do preparador físico da FMF e da CBF, Gilson Ornelas. Por último, Myrla Karoline, especialista em nutrição esportiva, deu início às aulas sobre a importância da alimentação em atividades de alto rendimento.
PRÓXIMAS TURMAS
A próxima turma para o curso de formação de árbitros será iniciada em julho de 2018, com previsão de encerramento para dezembro. As inscrições serão abertas a partir de março do próximo ano, contudo já é possível realizar reservas através do e-mail: escolamineiradearbitragem@fmf.com.br.
Vale ressaltar que todo o curso é realizado em Belo Horizonte e que o número de vagas disponíveis é limitado. Interessados devem entrar em contato somente através do e-mail informado acima.
|