América enfrenta sem medo o Ipatinga no Vale do Aço
24/03/2006 - 16:20 hs
Elite do Mineiro
O América viaja esta tarde para Ipatinga com duas missões na bagagem. Pôr fim à invencibilidade de 19 jogos do Ipatinga em seus domínios e assegurar a classificação à decisão do Campeonato Mineiro. Para cumprir a primeira parte, basta uma vitória por 1 a 0, domingo, às 18h10, na segunda partida da semifinal. Mas, para seguir na disputa pelo título estadual, o Coelho precisa de mais – por causa da derrota por 3 a 2, no Independência, só fica com a vaga se vencer por, no mínimo, dois gols de diferença.
Os números demonstram a grande fase da equipe do Vale do Aço. Contudo, não intimidam os americanos. Eles entendem que o Coelho depende apenas de si para chegar à grande final. O discurso positivo parte de um dos jogadores que ajudaram o Ipatinga a construir sua invencibilidade: o lateral-direito Michel.
Michel disputou a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Tigre, cedido pelo Cruzeiro. Dever cumprido no Ipatinga, deixa de lado qualquer sentimentalismo e se concentra apenas em ajudar o América. “Gosto muito de todos em Ipatinga, mas estou do outro lado e vou fazer de tudo para que o América vença”, avisa, sem temer a invencibilidade do adversário: “Não existe equipe imbatível. Nem a Seleção Brasileira, que é o melhor time na atualidade, é invencível”.
O lateral dá a receita para a vitória: “O segredo é ter concentração e tranqüilidade. Depois do que aconteceu no Independência, com aqueles erros de arbitragem, nos unimos ainda mais. Estamos muito motivados. Acima de tudo, é jogar com alegria”.
Para que o Coelho consiga a diferença de dois gois de que necessita, Michel também faz um alerta: “Precisamos buscar o gol os 90 minutos. Não podemos repetir o erro da primeira partida, quando esperamos o Ipatinga atacar. Eles tomaram a iniciativa de jogo e marcaram. Agora é a nossa vez de marcar o gol primeiro. É claro que não pode ter afobação, precisamos de tranqüilidade, atuar com inteligência para buscarmos os gols que precisamos”.
ARBITRAGEM
Ainda que não tenha tido participação direta na decisão, o América terá árbitro de fora de Minas Gerais, como queria. O Ipatinga, como mandante, indicou os nomes de Álvaro Azeredo Quelhas e Alício Pena Júnior para o sorteio, porém o primeiro vai apitar o clássico entre Cruzeiro e Atlético e o segundo está vetado pelo Coelho. Com isso, o time do Vale do Aço, que bancará os custos da arbitragem, optou por um trio de outro estado. O sorteio será hoje, pela Comissão Nacional de Arbitragem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol.