A marca japonesa Yamaha informou nesta quinta-feira que chegou a um acordo com o piloto italiano Valentino Rossi e vai renovar o seu contrato para a próxima temporada de motociclismo da MotoGP.
O heptacampeão mundial (cinco títulos na MotoGP, um nas 250cc e outro nas 125cc) vai disputar em 2007 o seu quarto Mundial de Moto GP com uma Yamaha.
"Rossi continua fazendo parte do desafio da Yamaha nos grandes prêmios e no desenvolvimento de suas motos num ano em que a categoria entra na era dos motores de 800cc", afirmou o comunicado oficial.
O piloto italiano, 27 anos, foi campeão do mundo com uma YZR-M1 no seu primeiro ano na Yamaha (2004) e repetiu o título no ano seguinte. Na atual temporada, Rossi ocupa o oitavo lugar no Mundial, a 43 pontos do líder, o americano Nicky Hayden, da Honda. Rossi não marcou pontos nas duas últimas corridas por problemas mecânicos e está no pior início de campeonato de toda a sua carreira.
"Estamos felizes por Valentino ter decidido continuar. Ele é um grande embaixador do motociclismo e uma peça fundamental para a imagem do esporte. É o mais talentoso e veloz, um modelo para os outros pilotos", disse Lin Jarvis, diretor esportivo da Yamaha.
"Para nós é fundamental a sua participação no desenvolvimento da nova Yamaha de 800cc para 2007. Sua contribuição não tem preço e achamos que poderemos entrar na briga pelo título", disse Jarvis na semana do GP da Itália, em Mugello.
Rossi também mostrou satisfação. "Os dois últimos anos com a Yamaha estiveram entre os melhores da minha carreira. Estou convencido de que fiz a escolha certa", comentou.