Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Argentina massacra Sérvia e Montenegro e está nas oitavas
16/06/2006 - 15:56 hs
Copa do Mundo
 
A Argentina já está na segunda fase da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, a equipe do técnico José Pekerman conquistou, de forma convincente, a segunda vitória na competição ao superar a Sérvia e Montenegro por 6 a 0 no Arena Auf Schalke, em Gelsenkirchen, na maior goleada da competição. Os destaques em campo foram os meio-campistas Maxi Rodriguez, autor de dois gols, e Riquelme, com vários toques de classe, além do gol espetacular do corintiano Tevez nos minutos finais.

Com a vitória da Holanda sobre Costa do Marfim por 2 a 1, os sul-americanos se garantiram nas oitavas-de-final do Mundial da Alemanha, no cruzamento com as seleções do grupo D, provavelmente México ou Portugal. Agora, vão brigar pela primeira posição da chave C com a Holanda, na última rodada da primeira fase.

Com o objetivo de resolver a partida nos primeiros minutos, para evitar os problemas de 2002 que redundaram na eliminação, a Argentina demorou somente cinco minutos para abrir o marcador. Maxi Rodrigues recebeu belo passe de Saviola, invadiu a área pela esquerda e tocou na saída do goleiro Jevric.

Passado o susto, a Sérvia e Montenegro decidiu colocar a bola no chão e apostar em passes rápidos. Na Argentina, o técnico José Pekerman foi obrigado a tirar o meio-campista Lucho Gonzalez, que sentiu uma contusão muscular. Antigo titular da equipe, Cambiasso entrou em seu lugar.

Superior tecnicamente, a Argentina deu uma digna prova do futebol arte no segundo gol no jogo. Tocando de pé em pé, os sul-americanos chegaram com liberdade na entrada da área. Cambiasso tabelou com Crespo, recebeu um toque de calcanhar do companheiro e tocou no ângulo direito da meta da Sérvia e Montenegro.

Perdida, a equipe européia virou uma presa fácil. Ainda por cima, o lateral-esquerdo Krstajic contribuiu para o terceiro gol da Argentina. Ele perdeu a bola para Saviola, que bateu cruzado. Jevric defendeu parcialmente e, na sobra, Maxi Rodriguez mandou a bola para as redes.

Na tentativa de arrumar a defesa da Sérvia e Montenegro, o técnico Ilija Petkovic promoveu uma alteração, com a entrada de Ergic no lugar Nadj. A equipe européia até ameaçou reagir em um chute de longe de Milosevic, mas logo a Argentina retomou o controle das ações.

José Pekerman respondeu rapidamente e colocou Tevez, para alegria da torcida do Corinthians, na vaga de Saviola. Para piorar a situação da Sérvia e Montenegro, um dos destaques do time, o atacante Kezman acabou expulso no segundo tempo por uma entrada dura em Riquelme.
No final, a revelação Messi entrou em campo e fez a jogada do quarto. Ele recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para o oportunista Crespo completar no segundo pau. Seis minutos depois, Tevez marcou um gol espetacular: deixou dois adversários no chão e tocou na saída do goleiro adversário. Para completar, Messi ainda invadiu a área pela direita e definiu o marcador com o sexto gol.

Holanda vence segunda e elimina marfinenses



A goleada argentina sobre Sérvia e Montenegro momentos antes do pontapé inicial em Stuttgart deu a Holanda e Costa do Marfim uma certeza: apenas uma das duas seleções conseguiria a classificação para a segunda fase do Mundial ao lado dos “hermanos”. Precisando de uma vitória simples para garantir a vaga, a Holanda levou a melhor e eliminou os marfinenses da competição: 2 a 1.

Com o resultado, o time holandês chega para a rodada final, quarta-feira, precisando vencer a Argentina para passar como primeiro colocado do Grupo C. A Costa do Marfim despede-se do Mundial no mesmo dia, também às 16 horas (de Brasília), diante da também eliminada Sérvia e Montenegro.

A partida começou em ritmo extremamente lento e sem lances de maior emoção, mas cresceu a partir dos 16, quando saiu o primeiro chute a gol através de Romaric, sem perigo para o capitão Van der Sar, que encaixou facilmente.

O time holandês esperou 22 minutos para chegar, mas quando chegou, marcou. Van Persie entrou driblando pela direita e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança da falta, o camisa 17 encheu o pé e fuzilou o goleiro Tizie, deixando a Laranja Mecânica mais perto das oitavas-de-final.

O gol acendeu as equipes, que passaram a se alternar no ataque. Melhor para a Holanda, que foi mais rápida e abriu vantagem quatro minutos mais tarde, depois de linda jogada de Robben, que deixou Van Nitelrooij na cara do gol para cutucar na saída do goleiro.

Com 2 a 0 no placar, a Holanda relaxou e a Costa do Marfim cresceu. Zokora chegou a carimbar o travessão de Van Der Sar, mas foi Bakary Kone, aos 38 minutos, quem deixou sua marca nas redes holandesas com um golaço depois de bonita jogada individual, dando números finais ao primeiro tempo.

Ao contrário da etapa inicial, os 45 minutos finais começaram na base da correria, com holandeses e marfinenses alternando-se no ataque e fazendo os goleiros adversários trabalharem bastante, principalmente Van der Sar, sempre esbanjando segurança e boa colocação.

Ciente de que a derrota eliminaria a Costa do Marfim do Mundial, o técnico Henri Michel ainda tentou mexer na equipe para alcançar o empate e complicar a vida holandesa, mas as substituições não surtiram o efeito esperado pelo treinador francês e a pressão exercida sobre a zaga laranja não alcançou resultado.

Jogando somente na boa, a Holanda chegou perto do terceiro gol com Robben, mas a primeira finalização do canhoto no jogo morreu nas mãos do goleiro Tizie e o resultado terminou mesmo 2 a 1 para a Laranja.

 
Fonte: www.gazetaesportiva.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.