Robinho desabafa e diz que Seleção perdeu sem lutar
18/07/2006 - 15:25 hs
Copa do Mundo
Um dos poucos jogadores da Seleção Brasileira que chorou após a derrota diante da França nas quartas-de-final da Copa do Mundo, o atacante Robinho desabafou nesta terça-feira. O jogador lamentou a passividade do time pentacampeão diante de Zidane e companhia.
"Um jogador de futebol tem que estar acostumado com vitórias e derrotas. O problema foi a forma como perdemos. O Brasil perdeu jogando mal, perdeu sem lutar nem brigar. A Seleção só viu a França jogar bem e o Zidane dando espetáculo", afirmou o atleta em entrevista ao Globo Esporte.
Robinho reconhece que o futebol exibido pela Seleção na Alemanha passou longe do esperado. "O Brasil não deu espetáculo como deveria dar, não envolveu os adversários como deveria envolver. A Seleção ganhava os jogos, mas não convencia", declarou.
Para o atacante, o time chegou até as quartas-de-final do Mundial baseado apenas no talento de seus craques. "Nunca teve uma vitória realmente convincente. O Brasil ganhava pela capacidade individual de cada jogador", declarou.
Companheiro de Zinedine Zidane no Real Madrid desde que chegou ao futebol espanhol, Robinho abraçou o meia no final do jogo diante da França. Criticado pela atitude após a eliminação brasileira, o atacante se defendeu.
"Posso até estar errado, mas o meu abraço no Zidane não influenciou em nada na derrota, até porque o jogo já tinha acabado. Infelizmente, ele arrebentou contra o Brasil, mas fora isso ele é meu amigo. Se o Brasil tivesse ganhado, ninguém falaria do meu abraço", afirmou.
Apontados como principais culpados pelo fracasso, os experientes Cafu e Roberto Carlos foram defendidos por Robinho. "O Roberto Carlos é um grande jogador e tenho certeza que o povo nunca vai esquecer das conquistas dele pela Seleção. Assim como o Cafu", afirmou.
O atacante do Real Madrid pediu uma mudança de mentalidade por parte da torcida brasileira. "Eles são dois grandes exemplos, mas no Brasil sempre tem que achar um culpado nas derrotas e um herói nas vitórias. Isso precisa acabar".
Enquanto treina fisicamente em Santos, Robinho já pensa no Mundial da África do Sul, dentro de quatro anos. "Espero que em 2010 a Seleção possa se apresentar bem e trazer o hexa que não conseguimos desta vez. Como perdemos agora, não vejo a hora de começar o próximo Mundial", afirmou.
Antes de ganhar uma chance de amenizar a decepção na Alemanha, o atleta planeja enriquecer o currículo jogando no Real Madrid. "Sei que ainda falta muito tempo. Agora, quero fazer o máximo no Campeonato Espanhol e continuar servindo a Seleção", finalizou.