O Ituiutaba viaja pela segunda vez, este ano, para disputar outra partida pela Série C do Campeonato Brasileiro. Embarca sexta-feira para Chapadão do Sul, interior do Mato Groso do Sul, onde enfrenta o Serc, domingo, no início do returno da fase inicial da competição.
“Programamos a viagem para sexta-feira, justamente para que o desgaste dos atletas não seja tão grande”, explica o técnico Nedo Xavier. De acordo com o treinador, o clube vai embarcar por volta de 12h: “Provavelmente, chegaremos em Chapadão do Sul no início da noite. Dá para descansar e fazer um treino, sábado”. A programação do clube, quando viaja a outra cidade, é praticamente a mesma de América e Ipatinga: embarque sexta-feira, treino sábado, já na cidade, e retorno geralmente depois das partidas.
Nessa primeira fase, a diretoria do Ituiutaba afirma que jogar fora não é o problema – na próxima, fica pior, pois os times são de cidades mais distantes. A equipe já se acostumou com a distância, já que no Campeonato Mineiro os percursos também são longos. Em alguns casos, até maior que na Terceira Divisão. A cidade de Ituiutaba, por exemplo, fica a 685km de Belo Horizonte. “Viajamos para Goiânia e agora vamos para Chapadão do Sul, trechos mais curtos, de 400, 500 quilômetros, menos que quando disputamos o Mineiro”, compara Roni Morais, presidente do clube.
Com o Ituiutaba ainda indefinido, e a dois dias do embarque, quando diz que já terá o time definido, Nedo Xavier quer aproveitar hoje e amanhã para fazer alguns testes. Por enquanto, o único desfalque é o volante Carlão, suspenso com três cartões amarelos. Ontem, a equipe treinou em dois períodos: fez atividades físicas pela manhã e treino tático, à tarde. Líder do Grupo 10, o Ituiutaba precisa conquistar apenas dois pontos (em três jogos), para garantir vaga na segunda fase.
|