Vencedor da Volta da França é pego em exame antidoping
27/07/2006 - 13:00 hs
Ciclismo
Vencedor da 17ª Volta da França, o ciclista Floyd Landis teve resultado positivo em um exame antidoping para o hormônio masculino testosterona, informou a equipe Phonak nesta quinta-feira.
"A equipe Phonak foi notificada ontem (quarta-feira) pela UCI (União Internacional de Ciclismo) de um nível incomum de testosterona/epitestosterona no exame feito em Floyd Landis após a 17ª etapa da Volta da França", informou a equipe em comunicado.
"É com grande tristeza que comunicamos que Floyd Landis não estará em Silkeborg. Nosso sócio holandês, Cycling Service, nos disse para que não esperemos que o vencedor da Volta da França tome o vôo para Dinamarca", disse o diretor da prova, Jesper Tikioeb.
Nem a organização da prova nem a Cycling Service conseguiu entrar em contato com Landis ou com seu empresário."Parece que todos se esconderam embaixo da terra", disse Tikioeb.
A confirmação manchou ainda mais a competição francesa. Os principais rivais de Landis ao título, o alemão Jan Ullrich e o italiano Ivan Basso, foram retirados da competição antes do começo da Volta, em Estrasburgo, após terem sido envolvidos em uma investigação de doping na Espanha.
Ullrich, campeão de 1997 da Volta, e Basso, vencedor do Giro d''Itália, negaram envolvimento com substâncias proibidas. Ullrich foi depois dispensado da equipe T-Mobile.
O time também suspendeu o ciclista Oscar Sevilla e o diretor esportivo, Rudy Pevenage. Toda a equipe Astana-Wuerth deixou a competição após cinco de seus ciclistas terem seus nomes envolvidos em uma lista elaborada pela polícia espanhola.
A investigação veio a público em maio, quando a Guarda Civil Espanhola vistoriou endereços em Madri e Zaragoza, onde foram encontrados esteróides anabolizantes, equipamentos usados em transfusão de sangue e mais de 100 sacos com sangue congelado.