Presidente do COI pede mais cooperação na luta contra doping
04/08/2006 - 13:30 hs
doping
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, pediu nesta sexta-feira uma maior cooperação de governos e federações esportivas no combate ao doping, após a ocorrência de dois importantes casos com atletas norte-americanos.
O ciclista Floyd Landis testou positivo para testosterona durante a Volta da França, competição da qual se tornou campeão no mês passado. O campeão olímpico dos 100 metros rasos, Justin Gatlin, pode sofrer suspensão perpétua após ser flagrado por causa da mesma substância.
"Precisamos manter a luta contra o doping e fortalecer os esforços entre governos e o mundo dos esportes", afirmou Rogge em comunicado.
"Não apenas examinar atletas, mas também educar os jovens sobre os perigos do doping para a saúde e o efeito devastador que pode ter à imagem e à carreira de uma pessoa", afirmou.
Rogge disse que os "acontecimentos dos últimos dias são extremamente decepcionantes em muitos aspectos". "Enquanto por um lado as revelações fazem os amantes dos esportes ficarem desiludidos, por outro lado mais positivo todo exame que flagra os que trapaceiam demonstra que o maior número de testes têm um impacto", afirmou.