Jovem da favela da Rocinha é a nova promessa do tênis
11/08/2006 - 13:50 hs
Tênis
Nascido na favela carioca da Rocinha e ex-catador de bolas de tênis, o jovem Fabiano de Paula é a maior promessa brasileira no esporte. Hoje aos 17 anos, ele é o líder nacional e estadual, na categoria até 18 anos, e tem dois pontos no ranking da ATP.
Fabiano conta que ele começou a trabalhar no recolhimento de bolinhas para ajudar a família e, como era muito franzino, chegou a ser demitido, mas readmitido posteriormente.
"Uma amiga da minha mãe trabalhava em um hotel cinco estrelas e disseram a ela que tinha vaga para boleiros. Nunca tinha entrado em uma quadra de tênis. Nos primeiros dias, quase levei boladas porque alguns jogadores sacavam antes que eu pegava a bola, descreveu o jovem ao jornal O Globo.
Mais curioso ainda é a maneira como Fabiano começou a passar de pegador para um protagonista do tênis. Ele lembra que certa vez um rebatedor faltou ao trabalho e ele realizou a tarefa. A partir de então, agarrou literalmente a chance pela raquete surrada cedida por um hóspede e não parou mais de se dedicar a modalidade.
Aos 15 anos iniciou a disputar seus primeiros torneios e chamar a atenção. O talento aliado ao patrocínio de dois empresários hoje lhe proporciona viagens, dois preparadores físicos e até uma psicóloga, que tem trabalho para lidar com a personalidade do jovem, o qual já chegou a quebrar algumas das poucas raquetes que teve.