O América venceu o Ipatinga nesta quarta-feira, no Independência, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro da Série C e se reabilitou na competição. O Coelho havia estreado na segunda fase com derrota para o Atlético-GO por 2 a 1. Já o Tigre conheceu a sua primeira derrota nesta fase. Na estréia, o time do Vale do Aço venceu o Jataiense-GO por 3 a 1.
Agora, as duas equipes somam três pontos e dividem a liderança com o Atlético-GO, que joga na quinta-feira contra o Jataiense-GO. Pelos critérios de desempate, o Tigre é o primeiro, o time goiano o segundo e o Coelho é o terceiro colocado do grupo 21.
Essa foi a primeira vitória do América sobre o Ipatinga no ano. As duas equipes já haviam se enfrentado três vezes, todas pelo Campeonato Mineiro. Na primeira fase, o jogo entre os dois times terminou empatado: 1 a 1. Já nas semifinais, o Tigre venceu os dois jogos (3 a 2 no Independência e 3 a 1 no Ipatingão).
Além de vencer a primeira na temporada, o América igualou o número de triunfos na história do confronto. Esse foi o 12º jogo entre as duas equipes. O Coelho tem quatro vitórias, mesmo número do Ipatinga. As duas equipes ainda empataram quatro vezes.
O Jogo
O primeiro tempo começou equilibrado. Mesmo atuando em casa, o América tomou uma postura mais defensiva, saindo para nos contra-ataques. Já o Ipatinga tinha mais posse de bola, mas não conseguiu encontrar espaços na defesa do Coelho e não finalizou uma vez sequer na primeira etapa.
Foi através de um contra-ataque que o América chegou ao seu gol. Aos 26 minutos, o volante Zotti recebeu no meio-campo, avançou pela esquerda e cruzou. O zagueiro Matheus foi cortar e marcou contra. Mesmo assim, o árbitro Enéas Eugênio Aguiar deu o gol para o jogador americano. Após o gol, o Coelho ainda criou duas boas oportunidades, com Nego e Douglas, mas não foi feliz.
O segundo tempo do jogo iniciou da mesma forma do primeiro: o América recuado, esperando uma oportunidade para sair no contra-ataque e o Ipatinga em cima. Foi assim que o Tigre quase chegou ao empate, mas Zeziel impediu, tirando a bola em cima da linha. No restante do jogo, o time do Vale do Aço não conseguiu superar a boa marcação do Coelho e não conseguiu empatar.
Na próxima rodada, o América vai enfrentar o Jataiense-GO, no domingo, de novo no Independência. Já o Ipatinga volta a jogar contra o Atlético-GO, também no domingo, mas em Goiânia.
Ficha técnica
América 1 x 0 Ipatinga
Local: Estádio Independência, em Belo HorizonteR
Público: 2.254
Renda: R$ 17.255,00
Árbitro: Enéas Eugênio Aguiar (MG)
Assistentes: Alexandre Santos Conceição e José Carlos de Souza (MG)
Gols: Zotti, aos 26 do 1ºT
América: Gilberto; Nego, Wellington Paulo, Fabrício Soares e Zeziel; Dudu, Zotti (Jairo), Donizete Amorim e Fabrício (Léo); Euller e Douglas (André)
Técnico: Flávio Lopes
Ipatinga: Rodrigo Posso; Fabrício, Henrique e Matheus; Márcio Gabriel, Jaílton (Charles), Éverton (Cristian), Leandro Salino e Ânderson; Jessé e Joãzinho (Adrianinho).