Brasil perde para Lituânia e dá adeus ao Mundial de basquete
24/08/2006 - 14:30 hs
Mundial de Basquete Masculino
O Brasil perdeu para a Lituânia por 79 a 74 e acabou eliminado ainda na primeira fase do Grupo C do Campeonato Mundial de basquete, disputado no Japão. A equipe do técnico Lula Ferreira acumulou uma vitória e quatro derrotas na competição.
O Brasil, que disputou todos os Mundiais e já conquistou dois títulos, termina sua participação no torneio de forma melancólica, vencendo apenas o modesto Catar. Esta é a pior campanha da Seleção Brasileira na história do torneio.
Esta é a pior campanha da Seleção na história dos Mundiais, que não conseguiu sequer ficar entre as 16 melhores equipes. Com atuações inconstantes em toda a competição, além de um festival de erros na linha de arremessos livres e nas tentativas de três pontos, o resultado deve servir de alerta para uma mudança.
Nesta quinta, a equipe treinada por Lula Ferreira, com as estrelas da NBA Leandrinho e Anderson Varejão, fez uma tentativa desesperada de se recuperar no último quarto e salvar a honra de um País com tradição no basquete, mas já era tarde.
O cestinha da partida foi o lituano Arvydas Macijauskas, com 21 pontos. Do lado brasileiro, o destaque foi o pivô Tiago Splitter, com 17 pontos e sete rebotes.
Mais uma vez o Brasil deu uma aula de como não se deve iniciar uma partida. A Lituânia atropelou a equipe brasileira nos dois primeiros quartos e chegou a abrir uma vantagem de 35 a 17, antes de uma pequena reação do Brasil, que fechou a primeira etapa com uma derrota de 48 a 37.
No terceiro quarto, os brasileiros reduziram a diferença para cinco pontos, mas em alguns minutos o placar voltava a marcar 62 a 47 para os lituanos. No quarto decisivo, os brasileiros colocaram o coração na quadra e marcaram 11 pontos seguidos, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos a apenas cinco minutos do fim da partida.
Em um final emocionante, a Lituânia teve mais sangue frio e Macijauskas converteu três cestas decisivas que definiram a vitória da seleção européia.
Com a eliminação brasileira, a Austrália, que venceu o Catar por 93 a 46 e secou o Brasil logo depois, ficou com a última vaga do grupo para as oitavas-de-final e enfrentará a seleção dos Estados Unidos.