O Ituiutaba foi o único time mineiro a vencer no início do returno da segunda fase da Série C do Brasileiro, ontem. A equipe do Pontal do Triângulo ganhou do Americano-RJ, no Estádio da Fazendinha, por 2 a 0. Em Jataí (GO), o América empatou com a Jataiense, 1 a 1, resultado que pode ser considerado bom para os mineiros, que sofreram, no segundo tempo, forte pressão dos goianos e por pouco não foram derrotados. Já o Ipatinga, também pelo Grupo 21, perdeu em casa para o Atlético-GO por 1 a 0, e se complicou na competição. O Atlético alcançou o mesmo número de pontos que o América, que leva vantagem no saldo de gols.
A partida em Jataí não foi tão fácil quanto a do Independência, semana passada, na goleada por 9 a 0. Mas, no primeiro tempo, o Coelho teve oportunidade de matar a jogo, e desperdiçou boas chances com o atacante Euller e o armador Marcelino. Os mineiros marcaram primeiro, aos 28min, com Zeziel, que aproveitou cruzamento da direita, do lateral Nego.
No segundo tempo, a Jataiense, mordida desde o começo por causa do vexame em Belo Horizonte, se impôs pela vontade, mesmo com as limitações e os erros, principalmente nas saídas de bola, também repetidos pelo América. Logo aos 2min, Batuíra empatou, de cabeça. No restante da etapa final, o Coelho, em desvantagem numérica – o armador Luciano foi expulso –, se segurou para não levar o segundo. E ainda perdeu incrível chance de vencer, no final, com Leo.
O empate, o primeiro do time na competição, deixou o técnico Flávio Lopes feliz: “Por tudo que aconteceu, foi um resultado legal. Triste seria a derrota, mas pelo menos pontuamos”. Para se classificar à próxima fase, a equipe precisa vencer um dos dois últimos jogos.
O Ipatinga, que poderia ter assumido a liderança se vencesse, ontem, amargou a segunda derrota em casa, na Terceira Divisão. E ela não poderia vir em pior hora, já que o próximo adversário é o América, concorrente direto. Para piorar, o técnico Válter Ferreira não poderá contar com Halisson (zagueiro) e Jaílton (volante), expulsos. O último, inclusive, voltava ao time depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, na última rodada.
Sem inspiração, as equipes começaram mal, com dificuldades para atacar. O gol, que saiu só no segundo tempo, foi marcado por Gilson, de cabeça, depois de falha da defesa do Tigre. Nos dois jogos restantes, o Ipatinga precisa de pelo menos quatro pontos. Além do Coelho, a equipe enfrenta a Jataiense, na última rodada, fora de casa.
Equilíbrio
O Ituiutaba, com a vitória, deixou o Grupo 22 totalmente embolado, já que a Anapolina também pontuou, ao bater o Grêmio Barueri por 2 a 0, em São Paulo. Todos os quatro do grupo agora têm seis pontos. A equipe mineira só depende dos próprios resultados para chegar à próximo fase, com a vantagem de disputar a última partida da fase em casa, contra o Grêmio Barueri.
Logo aos 3min, os mineiros abriram o placar com Giovani, que aproveitou, da pequena área, rebote do goleiro. Na etapa final, em jogada que teve início no meio-campo, Valderi marcou o segundo. Para a próxima rodada, o Ituiutaba terá os desfalques de Valderi e do zagueiro Clodoaldo, expulsos. Hoje, pela manhã, a equipe do Triângulo volta aos trabalhos. Amanhã, viaja a Anápolis (GO), onde joga quarta-feira contra a Anapolina.
|