O América se complicou ainda mais na Série C do Campeonato Brasileiro, com a derrota para o Grêmio Barueri por 2 a 1, de virada, ontem à tarde, no Estádio Vila Porto, em Barueri, na Grande São Paulo. O resultado foi péssimo para o Coelho, já que a equipe empatou na rodada de abertura da terceira fase, no Independência, por 1 a 1, com o J. Malucelli-PR, que também perdeu ontem, para o Criciúma, por 1 a 0. Os catarinenses, que lideram o Grupo 28, serão os próximos e provavelmente mais difíceis adversários dos mineiros, domingo, às 17h, no Independência.
Num primeiro tempo sem muitas oportunidades e sob forte sol, os paulistas levavam perigo nas jogadas aéreas, enquanto os mineiros, defensivamente, exploravam os contra-ataques. Os gols saíram no segundo tempo: aos 15min, o América abriu o placar, com o atacante Douglas.
O empate do Grêmio Barueri saiu minutos depois: o volante Zeziel perdeu a bola no meio-campo e o atacante Thiago Humberto marcou. Ainda com o jogo empatado, o técnico Flávio Lopes fez algumas alterações e adiantou a marcação do América, mas as mudanças não surtiram efeito.
O zagueiro Wagner, de cabeça, marcou o segundo gol dos paulistas. Nos minutos finais, os times tiveram algumas chances de gol: o América tentava empatar na pressão, e o Grêmio Barueri explorava os contra-ataques. Mas o resultado acabou sendo justo, pois o time da casa, foi mais eficiente nas finalizações.
Depois do jogo, muito irritado, Flávio Lopes criticou Zeziel pelo erro que originou o gol de empate do Grêmio Barueri, mas garantiu que não está desanimado com a derrota, apesar da situação do Coelho ter ficado mais difícil. “Quando estava 1 a 0, o América era brilhante. Mas, por causa de um erro infantil, perdemos. Não dá para errar num lance daquele, é inacreditável”, disse o treinador. Mas, logo em seguida, entrou em contradição: “Mas o América demonstrou hoje (ontem) sua competência e qualidade”.
Para a partida contra o Criciúma, domingo, no Horto, a equipe não terá o lateral-direito Nego, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. O América precisa vencer de qualquer maneira, já que, se empatar ou perder, ficará praticamente sem chance de se classificar para o octogonal final, que vai apontar os quatro clubes que sobem à Segunda Divisão.
Vitória do Criciúma
Mesmo jogando no Paraná, o Criciúma derrotou o J. Malucelli por 1 a 0, gol de Cláudio Luís, aos 36min do segundo tempo, e lidera o grupo isoladamente. O time catarinense, que venceu na rodada de abertura o Grêmio Barueri por 2 a 0, em casa, está numa posição extremamente confortável no Grupo 28.
É o líder, com 6 pontos – três a mais que o Grêmio Barueri, o segundo – e, se vencer domingo, em Belo Horizonte, dependendo do resultado da partida entre J. Malucelli e Grêmio Barueri, no mesmo dia, pode garantir uma vaga na fase final da Série C, ainda no primeiro turno, deixando a outra vaga para ser disputada pelos três outros times. No Grupo 25, o Ananindeua-PA goleou o Rio Negro-AM por 4 a 0.
|