O fim de semana não foi nada bom para os times mineiros na Série C do Brasileiro. O América perdeu para o Criciúma, por 2 a 0, no Sul, e sua situação ficou ainda pior. Precisa vencer os dois últimos jogos, tirar a diferença de saldo de gols do Grêmio Barueri-SP, hoje com cinco de vantagem, e torcer para que o Criciúma, seu algoz de domingo, vença os paulistas sábado, na última rodada do Grupo 28.
Porém, essa partida, em Santa Catarina, pode ser um jogo de compadres, pois as equipes estão a dois pontos da próxima fase e um empate pode ser bom – dependendo dos resultados da rodada, elas se garantem na próxima fase nesta quarta-feira. J. Malucelli-PR, com quem o América vai jogar na última rodada, já está eliminado.
A situação do Ipatinga não é tão dramática, mas com a derrota para o Noroeste-SP por 3 a 2, domingo, em casa, a equipe precisará de pelo menos quatro pontos nos dois jogos restantes – Anapolina-GO, nesta quarta, e Brasil-RS, sábado. Os mineiros conquistam a vaga nesta quarta em caso de vitória e se o Noroeste perder para o Brasil, em Pelotas (RS). No entanto, paulistas e goianos, em terceiro e quarto lugar no Grupo 27, respectivamente, ainda brigam por uma vaga na última fase.
Nos demais grupos, apenas o Bahia, no 25, está matematicamente classificado. A equipe baiana, na luta para voltar à elite do futebol brasileiro, garantiu a vaga com a punição do Ananindeua, que perdeu seis pontos por escalar irregularmente um jogador. Junto com os baianos, quem tem maior chance de classificar no grupo é o Ferroviário, do Ceará, que tem seis pontos de vantagem sobre o time paraense, que, apesar de ter 1 ponto, ainda pode chegar no octogonal final. O Rio Negro-AM perdeu todas as partidas nessa fase e já está fora.
O Vitória, outra equipe da Bahia que busca apagar os últimos anos de fracasso, marcados por sucessivas quedas, da Primeira e depois da Segunda Divisão, briga por uma das vagas no Grupo 26. O Treze, da Paraíba, divide a liderança com o rubro-negro baiano, mas Tuna Luso-PA e River-PI ainda podem participar da última fase.
Para o octogonal final, se classificam os dois primeiros de cada grupo dessa terceira fase, que jogam entre si, em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam à Série B, fórmula diferente da disputa da Série C do ano passado, quando as duas vagas eram disputadas entre quatro times.
|