O ânimo dos jogadores do América, depois da goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio Barueri, quarta-feira, no Independência, está bem melhor. Agora, a equipe precisa apenas de suas forças para se classificar para o octogonal decisivo da Série C do Brasileiro. Uma vitória por três gols de diferença sobre o J. Malucelli, amanhã, às 15h, em São José dos Pinhais (PR), garante a vaga, independentemente do resultado de Grêmio Barueri x Criciúma, em São Paulo, o outro jogo que encerra o Grupo 28.
Mas somente com a vitória o Coelho poderá chegar à fase final da competição. O empate ou a derrota elimina o time mineiro, e as vagas do grupo ficariam com Grêmio Barueri e Criciúma. Se não conseguir os três gols de vantagem, o time do técnico Flávio Lopes dependerá do resultado da outra partida. Mas, mesmo assim, as chances de classificação são boas. O América será eliminado com a vitória somente se conseguir fazer apenas um gol de vantagem e o Grêmio Barueri vencer o Criciúma também por um gol, ou a equipe catarinense conseguir marcar dois gols a mais que o Coelho, caso perca pela diferença de dois gols.
O atacante André, que marcou duas vezes na vitória sobre o Grêmio Barueri, curtiu bem o dia seguinte: “Estou muito feliz pelo que fiz e pelo que o América produziu”. André lamentava apenas a bola cabeceada na trave no fim do jogo. “Se aquela bola entra, nossa situação seria bem melhor. Mas vamos tentar fazer os gols contra o J. Malucelli para ficar bem no saldo e conseguir a classificação.”
O atacante Douglas não joga amanhã, porque recebeu o terceiro cartão amarelo. Em compensação, Flávio Lopes terá a volta de Euller, que estava suspenso, e adiantou a possibilidade de manter a equipe com o esquema 4-3-3. “A tendência é manter o time com três atacantes, pois um empate é ruim para nós, embora tenhamos ficado muito expostos com essa formação”.
Recentemente, o clube adquiriu os 25% restantes dos direitos econômicos de Douglas, que pertenciam a um empresário paranaense. O presidente Antônio Baltazar confirmou quatro propostas pelo atacante, uma delas do Cruzeiro. Mas as descartou, diante da possibilidade de uma negociação internacional. E o destino do atacante pode ser o Arsenal, da Inglaterra, clube no qual joga o volante Gilberto Silva, outra revelação do Coelho. Um observador técnico do time inglês esteve no Independência para ver Douglas na vitória sobre o Grêmio Barueri, quarta-feira, quando ele marcou um dos gols.
A delegação do América viaja hoje pela manhã a Curitiba, mas não haverá nenhuma atividade à tarde para os jogadores. O armador Luciano, que saiu de campo, quarta-feira, novamente com dor na coxa direita, também está fora da partida contra o J. Malucelli.