Enquanto para alguns voltar à Segunda Divisão é uma obrigação moral, em busca da reabilitação, depois de sucessivos rebaixamentos, como é o caso de Vitória, Bahia e Criciúma, para outros é uma oportunidade de concretizar a ascensão no futebol. Ipatinga e Grêmio Barueri correm atrás dessa opção. E já planejam o futuro, apesar de ainda disputarem o octogonal final da Série C.
Segundo a diretoria do Ipatinga, o clube precisa, urgentemente, de um centro de treinamento. O time treina ora no Ipatingão, que é da prefeitura da cidade, ora no Estádio Queiroz Galvão, pertencente a uma empresa privada de limpeza. “Faz uma diferença muito grande ter um centro de treinamento. Sem um CT, o trabalho fica muito limitado, as atividades não podem ser feitas a qualquer hora”, explica Amarildo Ribeiro, vice-presidente de futebol.
O dirigente condiciona a pasagem à Série B à construção do centro. Se o clube conseguir o acesso este ano, o CT será importante para a equipe se manter na divisão. Mas o Ipatinga ainda precisa de recursos para erguer o centro de treinamento. Tem apenas o lugar: seria feito em um clube social da cidade.
Já o Grêmio Barueri sonha ainda mais alto. Em 2010, a jovem equipe de Barueri, uma rica região da Grande São Paulo, quer estar na Primeira Divisão. Em entrevista ao site Futebol Interior no início deste mês, o presidente do clube, Walter Jorquera Sanches, diz que a maior referência é o sucesso do francês Lyon, que de pequeno se transformou em um dos grandes do futebol europeu.
Ano que vem, quando estreará na Primeira Divisão do Campeonato Paulista, o presidente do Grêmio Barueri promete inaugurar um estádio, que está sendo construído para ser usado também na Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja confirmado o Brasil como sede do Mundial. Enquanto o futuro não chega, a realidade é a difícil e deficitária Série C do Brasileiro.
Quinta rodada
Amanhã, o Ipatinga enfrenta o Vitória, às 20h30, no Ipatingão, e se vencer chegará a 12 pontos, mantendo a liderança do octogonal final. Atinge, também, a meta estipulada pela comissão técnica de conquistar 12 pontos nos primeiros cinco jogos. Já o Grêmio Barueri, em quinto, recebe o Bahia.
|