Quando foram anunciados os retornos do armador Walter Minhoca e do atacante Diego Silva ao Ipatinga, durante a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, houve grande expectativa sobre o comportamento dos dois, ídolos da torcida do Vale do Aço em campanhas anteriores. O armador, no Campeonato Mineiro e na Série C do ano passado; o atacante, no Estadual e na Copa do Brasil deste ano.
Walter Minhoca e Diego Silva fizeram parte do grupo ipatinguense que se transferiu para o Flamengo este ano (além deles, o técnico Ney Franco, o armador Leo Medeiros e o volante Paulinho, que permanecem no clube carioca). Minhoca e Diego Silva não se deram bem: vaiados pela exigente torcida rubro-negra, foram afastados da equipe e, por fim, deixaram o Flamengo.
No retorno ao Vale do Aço, apenas Diego Silva vem se destacando. Depois de um período em recuperação física, reflexo do tempo que passou afastado, ele se tornou titular no ataque do Ipatinga, marcando gols importantes, como o que deu a vitória sobre o Ferroviário, na segunda rodada da última fase, e os três da goleada por 5 a 1 sobre o Brasil-RS, duas rodadas depois.
Já Walter Minhoca enfrenta maré de azar. Machucou-se em 30 de setembro, na última partida da terceira fase, e desde então não voltou. A lesão é um estiramento na panturrilha, que voltou a incomodá-lo nos últimos dias, quando treinava fisicamente. Ontem, nem viajou com o grupo a São Paulo, onde o Tigre enfrenta o Grêmio Barueri, amanhã, às 16h, no Parque Antártica, pela sétima rodada do octogonal decisivo da Terceira Divisão.
A equipe, que defende a liderança isolada, não deve ter nenhuma mudança em relação à que venceu o Bahia, na confusa partida na Fonte Nova, sábado. A única novidade é a volta do atacante Joãozinho, que estava suspenso e foi substituído por Luizinho Paulista, autor dos dois gols em Salvador. Mas, por prudência, o técnico Alexandre Barroso só vai escalar o time hoje, em treino na capital paulista.
Rodada
O Grêmio Barueri, outro clube de pequeno investimento que participa do octogonal final da Série C e surpreende, está na terceira posição, com 12 pontos. A diretoria do jovem clube paulista promete levá-lo à Série A em poucos anos (cinco), com uma filosofia de trabalho que privilegia atletas desconhecidos e com baixos salários. O Ipatinga volta a jogar contra o Grêmio Barueri domingo, dessa vez no Ipatingão, na abertura do returno.
O Criciúma, vice-líder, recebe em casa o Brasil-RS, que, mesmo na última posição, receberá o apoio da torcida, que vai a Santa Catarina apoiar a equipe. O time gaúcho não terá três jogadores: Daril, Everton Severo e William estão suspensos. Em Campina Grande (PB), o Treze enfrentará o Ferroviário, do Ceará.
A partida mais esperada da sétima rodada é o clássico entre Vitória e Bahia, no Barradão. Todos os jogos serão amanhã, feriado de Finados, às 16h. Domingo, quando os confrontos se repetem, o Bahia não poderá jogar na Fonte Nova, que foi interditada. O clássico pode ser em Feira de Santana.
Interdição
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) interditou ontem, por tempo indeterminado, a Fonte Nova, em Salvador, por causa dos incidentes ocorridos na partida entre Bahia e Ipatinga, no fim de semana. O presidente da entidade, Rubens Approbato, acolheu liminar de um procurador do tribunal, que pediu a interdição por falta de segurança e de infra-estrutura. O presidente do STJD encaminhou a liminar à Comissão Disciplinar, que deverá julgá-la terça-feira da semana que vem. O Bahia ainda pode ser multado em até R$ 200 mil e perder o mando de campo de 10 jogos.
Todos os resultados da 7ª rodada do Brasileiro Série C - amanhã, às 16h:
· Vitória x Bahia
· Barueri x Ipatinga
· Treze x Ferroviário
· Criciúma x Brasil
Classificação Geral - Octogonal:
1. Ipatinga (MG) – 15 pontos
2. Criciúma (SC) – 13 pontos
3. Grêmio Barueri (SP) – 12 pontos
4. Treze (PB) – 9 pontos
5. Vitória (BA) – 7 pontos
6. Ferroviário (CE) – 6 pontos
7. Bahia (BA) – 4 pontos
8. Brasil (RS) – 4 pontos
|