O Ipatinga pode se garantir hoje na Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Se vencer o Bahia, às 20h30, no Ipatingão, pela segunda rodada do returno do octogonal final, a equipe do Vale do Aço conseguirá um dos maiores feitos de sua curta história – com a vitória, chegaria a 22 pontos, número, segundos os matemáticos, que a deixa virtualmente classificada.
Fundado em 1998, o Ipatinga se tornou a terceira força do futebol de Minas. Nos últimos anos, enquanto o clube conquistou o Campeonato Mineiro de 2005, foi vice este ano, além de fazer boa campanha na Copa do Brasil (disputou as semifinais), o América não conseguiu bons resultados, agravando sua decadência.
No octogonal final da Série C, o Tigre tem impressionante desempenho, uma situação diferente das três fases anteriores. Perdeu apenas uma partida, empatou outra e venceu seis. Divide a liderança com o Criciúma – leva vantagem no saldo de gols.
Mas, apesar da euforia com a proximidade do acesso, a partida de hoje exige cautela. Principalmente pelo adversário, o Bahia, campeão brasileiro em 1988, mas que, nos últimos anos, despencou ladeira abaixo nas divisões do nacional. A péssima situação – em sétimo lugar – na última fase certamente fará com que o tricolor vá para o tudo ou nada, já que tem reduzidas chances de conseguir uma das quatro vagas da Série B.
O Ipatinga terá o mesmo ataque do jogo anterior entre as equipes, quando os mineiros venceram por 2 a 0, em uma partida que foi até a metade do segundo tempo, encerrada por causa dos incidentes ocorridos na Fonte Nova entre os torcedores baianos e a polícia. Luisinho Paulista, que naquele jogo marcou os dois gols, atuará novamente ao lado de Diego Silva. O atacante Joãozinho, com uma contratura na coxa, foi vetado pelo departamento médico.
“Todo o time está bastante ansioso. Temos de vencer para conseguir a classificação e ficarmos mais tranqüilos”, afirmou Luisinho Paulista, de 21 anos, que entrará pela segunda vez como titular. “Quando entrei, estive bem e marquei gols. Isso é bom. Mas, independentemente de quem jogar, o objetivo sempre será ajudar o Ipatinga”, afirmou o jogador, emprestado pelo Santos até o fim da competição. Na próxima temporada, no entanto, ele espera ter oportunidade na equipe santista.
Contusões
Outro desfalque será o volante Jaílton, com uma contusão na virilha. No seu lugar deve jogar Tôto. Quanto à volta do armador Walter Minhoca, ela foi adiada para domingo, quando o Ipatinga enfrenta o Vitória, em Salvador. O técnico Alexandre Barroso, por prudência, preferiu adiar a estréia do jogador no octogonal final da Série C. Walter estava com um estiramento na panturrilha.
Rodada
O Criciúma pode assumir hoje à noite a liderança do octogonal final da Série C, além de também garantir vaga, ano que vem, na Segunda Divisão. Para se classificar, precisa vencer o Treze, em Campina Grande (PB). Para tornar-se líder, além de ganhar, terá de torcer por um revés do Ipatinga. Há três jogos sem vencer, o time da Paraíba tenta se manter no grupo dos quatro primeiros. Hoje, no Estádio Hernani Sátiro, o técnico Maurício Simões, velho conhecido da torcida, reestréia no cargo – ele foi campeão estadual com o Treze em 2005 e 2006. Já o Ferroviário-CE, em sexto, ainda sonha com a vaga e tenta a reabilitação. Recebe o Brasil-RS, time com pior desempenho entre os oito que disputam a fase decisiva. Para os gaúchos, a esperança é que os últimos jogos sirvam para redimir a péssima campanha até então e que o clube, mesmo sem se classificar, termine a competição decentemente. Grêmio Barueri e Vitória jogam amanhã.
|