Osmar Guarnelli é demitido do comando técnico do UEC
08/11/2006 - 16:50 hs
Módulo II do Mineiro
Osmar Guarnelli não é mais o técnico do Uberlândia Esporte. Ele foi dispensado ontem pela diretoria do clube, que ainda não definiu quem irá substituí-lo na disputa do Módulo II do Mineiro, marcado para começar no dia 17 de janeiro. A diretoria fez contato com Nedo Xavier, que dirigiu o Ituiutaba na Série C, mas o treinador já assinou com o Americano. Outro nome que interessa é o de Wagner Oliveira , campeão da Taça Minas Gerais com o próprio Uberlândia em 2003. Mas o que pode emperrar a transação é a questão financeira.
Ontem, o diretor de futebol, João Gilberto, explicou a decisão do clube. Ele apontou as goleadas sofridas durante a disputa da Taça Minas como o principal fator que culminou com a saída do treinador. "Foi um trabalho em que ele se dedicou muito, mas houve desgaste, por conta dos próprios resultados. Embora todos saibam como o trabalho foi planejado, mas há uma pressão da torcida, de diretores e mesmo de parte da imprensa", destacou. "Então nós entendemos que seria um risco tanto para o UEC quanto para o próprio treinador. Mas o Osmar (Guarnelli) vai ser lembrado pelo trabalho que ele fez, que foi muito importante", completou João Gilberto.
Desde o início do semestre, a diretoria do UEC deixou claro que utilizaria a Taça Minas Gerais como uma espécie de laboratório para formar uma base para o Módulo II. Dentro deste planejamento, o treinador procurou dar oportunidade a todo o grupo de juniores, cerca de 20 que foi profissionalizado. Mas dentro de campo, a inexperiência falou mais alta e o time não engrenou. Em 14 partidas pela Taça Minas, o time foi derrotado em 11 oportunidades, empatou uma vez e venceu apenas dois ? contra América e Tupi. Em 42 pontos disputados, o clube conquistou somente oito, ou seja, um aproveitamento de 16,67%.
"Com exceção dos resultados, que realmente não foram os que esperávamos, considero tudo o que aconteceu como positivo. (Na Taça Minas) conhecemos qual é o elenco do UEC. Isso nos dará condição de iniciar qualquer trabalho, e isto o Osmar Guarnelli vai deixar de herança", reconheceu João Gilberto. Por enquanto, a comissão técnica será mantida.
Com relação à definição do novo treinador, o diretor de futebol do Uberlândia ressaltou que será uma decisão muito pensada. Segundo ele, a diretoria vai analisar todos os nomes disponíveis no mercado e que estejam dentro da capacidade de pagamento do clube, só depois optará pela melhor opção. "Vamos procurar uma pessoa que seja capaz de motivar uma equipe, um conhecedor que consiga trabalhar com os garotos e os veteranos que teremos no elenco", completou.