O Ipatinga está praticamente classificado à Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Bahia por 3 a 1, ontem à noite, no Ipatingão, e chegou aos 22 pontos, número considerado pelos matemáticos suficiente para assegurar uma vaga entre os quatro primeiros. A equipe do Vale do Aço divide a liderança do octogonal final da Série C com o Criciúma, que venceu o Treze, em Campina Grande (PB) por 3 a 2 – a vantagem , no entanto, é dos mineiros, que marcaram seis gols a mais.
O zagueiro Mateus abriu o placar logo aos 6min do primeiro tempo. O atacante Diego Silva, que ontem fez dupla com Luisinho Paulista – Joãozinho, além de machucado, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) –, marcou o segundo, no fim da primeira etapa. O veterano atacante Sorato descontou para os baianos no segundo tempo, mas o lateral-direito Luizinho acalmou os ânimos da torcida com o terceiro gol.
O resultado no Ipatingão consolida a ascensão do Tigre nos últimos anos, quando conquistou o Campeonato Mineiro de 2005, foi vice este ano e chegou às semifinais da Copa do Brasil. E, de certa forma, acaba com o estigma de que o clube, toda vez que estava perto do acesso à Segunda Divisão, deixava a oportunidade escapar.
Em 2002, o time mineiro foi derrotado pelo Brasiliense, por 3 a 2, no Vale do Aço. O clube do Distrito Federal se classificou naquele ano. Ano passado, o Ipatinga também perdeu a vaga na Série B na última rodada, também em casa, só que contra o América-RN. O Tigre precisava de uma vitória para se classificar, mas a partida terminou empatada por 0 a 0. Adiou o acesso para este ano, com uma fórmula de disputa diferente das edições passadas. Agora, oito equipes, na última fase, se enfrentam entre si, em jogos de ida e volta. Os quatro melhores sobem. Fórmula que consagrou não só o Ipatinga, mas também o técnico Alexandre Barroso, o terceiro treinador no time desde que a Série C começou, em julho. Alexandre, que estava no futebol árabe, assumiu o cargo no início da terceira fase. Com ele, o time só engrenou no octogonal decisivo. Depois do resultado de ontem, o Tigre, em nove jogos, conquistou sete vitórias e perdeu apenas uma vez, na estréia.
A próxima partida do Ipatinga será domingo, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. A meta agora, dizem os jogadores, com a vaga praticamente assegurada, é brigar pelo título, que seria outro feito inédito na curta história do clube, que nunca foi campeão de uma competição nacional.
Outros jogos
O Tigre catarinense segue na cola do mineiro. Mas, ontem, por pouco não ficou dois pontos atrás. É que, até os 45min do segundo tempo, o Criciúma empatava com o Treze, em Campina Grande, por 2 a 2. Badé foi o autor do gol da vitória. O Treze, com a derrota, ficou de fora do grupo dos quatro primeiros, isso porque o Ferroviário, em Fortaleza, venceu o Brasil-RS por 3 a 0 e agora ocupa a quarta posição. Hoje, Grêmio Barueri e Vitória jogam no Parque Antártica, em São Paulo, encerrando a segunda rodada do returno do octogonal final.
foto: arquivo
|