Está proibido o Ipatinga perder no Sul, na Série C do Brasileiro
14/11/2006 - 15:36 hs
Campeonato Brasileiro - Série C
O Ipatinga tenta amanhã, contra o Brasil, às 17h, em Pelotas (RS), classificar-se matematicamente para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Precisa vencer o time gaúcho, lanterna do octogonal final e praticamente sem chances de chegar ao grupo dos quatro primeiros. A goleada sofrida diante do Vitória, domingo, por 3 a 0, não compromete o acesso, já que a equipe do Vale do Aço está virtualmente classificada, mas prejudica sua corrida pelo título da Terceira Divisão.
O Criciúma, que até o início da terceiro rodada do returno dividia a liderança com o time mineiro, goleou o Ferroviário por 4 a 0, em casa, e abriu três pontos de vantagem. Nas quatro rodadas restantes, o Ipatinga tem a oportunidade de recuperar a ponta, e terá de começar amanhã, não podendo perder no Rio Grande do Sul.
O Tigre tem de ganhar porque os catarinenses voltam a jogar em casa, contra o Grêmio Barueri, e serão os adversários do time mineiro domingo, no Ipatingão. A equipe do Vale do Aço ficará mais perto do título se mantiver, pelo menos, a diferença de três pontos, podendo superar o Criciúma no confronto do fim de semana. Se vencer no Sul e o time catarinense perder em casa, o Ipatinga pode ultrapassá-lo ainda amanhã. Pela pontuação, os dois primeiros da classificação são os únicos com chances reais de conquistar o título.
Para o Ipatinga, seria um momento histórico, que marcaria a ascensão dos últimos anos com o acesso e o título de sua primeira competição nacional. Já para o Criciúma, a conquista marcaria a volta à Série B, de onde foi rebaixado em 2005. Mas as duas últimas rodadas também serão decisivas. Os dois jogarão uma partida fora e outra em casa, ambos com equipes que ainda brigam pelas duas vagas que, teoricamente, ainda restam para a Segunda Divisão.
Rendimento melhor em casa
O mau resultado na Bahia expôs também uma mudança de comportamento do Tigre nos jogos fora de casa. O Ipatinga, que vinha ganhando mais pontos fora do que em casa, agora tem melhor rendimento quando atua no Ipatingão. O time ainda não perdeu, no octogonal final, no Vale do Aço, ao contrário do que ocorreu nas três últimas fases – uma vez em cada uma. O único resultado ruim foi o 2 a 2 com o Grêmio Barueri.
Em 28 partidas na Série C, foram nove vitórias em casa e o mesmo número fora, mas, com os dois resultados negativos nesta última fase, o número de derrotas longe da torcida aumentou para cinco, contra três no Ipatingão.
Retorno
Conhecido como um técnico que não gosta de mexer na equipe – muda apenas o necessário –, Alexandre Barroso mantém a tradição amanhã. O volante Charles, que estava suspenso, deve voltar, provavelmente no lugar do armador Flavinho, retornando à formação com quatro volantes no meio-campo. Walter Minhoca, que jogou todo o segundo tempo da partida contra o Vitória, depois de mais de 40 dias afastado, por causa de uma contusão, continua a ser uma opção para a etapa final, pois ainda não tem condições de atuar 90 minutos. O volante Jaílton e o atacante Joãozinho são os desfalques. Contundidos, eles nem viajaram e ficaram em Ipatinga, fazendo tratamento. A expectativa é de que eles voltem contra o Criciúma, domingo. No ataque, Alexandre decide hoje, em treino em Pelotas, se escala Fábio Luís, como fez no fim de semana, ou Luisinho Paulista. O treinador espera uma palvra do departamento médico sobre o lateral-direito Luizinho, que sentiu dores depois do confronto em Salvador e será avaliado hoje.