Por recuperação, Brasil quer vaga contra Austrália
20/11/2006 - 16:05 hs
Mundial de vôlei masculino
O Brasil, que perdeu domingo para a França em partida do Grupo B do Campeonato Mundial masculino de vôlei, vai tentar vencer a Austrália na terça-feira para garantir uma vaga na segunda fase da competição.
A equipe comandada pelo técnico Bernardinho tem pela frente uma equipe de pouca tradição no vôlei mundial e que em sua preparação para o Mundial venceu apenas oito dos 23 jogos que disputou.
Uma vitória garante o Brasil na próxima fase do campeonato.Apesar dos australianos terem perdido os três jogos que disputaram até aqui no Mundial, os brasileiros cobram atenção durante a partida desta terça. Eles lembram da estréia na Olímpiada de Atenas, em 2004, quando perderam o primeiro set para a Austrália. No fim, o Brasil venceu o jogo por 3 sets a 1.
"Foi um alerta que recebemos naquele jogo em Atenas. Não podíamos bobear ou isso poderia nos comprometer no futuro. O nível do vôlei masculino hoje está muito equilibrado. Às vezes um time entra sacando forte e um jogador que pula alto no bloqueio e complica a nossa vida", disse o levantador Ricardinho.
Da seleção australiana que jogou em Atenas, cinco jogadores continuam na equipe: o levantador Young, o ponta Hardy, os meios-de-rede Howard e Campbell e o ponta Earl, sendo que este último não jogou contra o Brasil em 2004. Esta será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam num Campeonato Mundial.
"A Austrália é um time alto e muitos jogadores atuam na Europa, inclusive na Itália. Isso deu consistência e uma maior experiência a essa equipe. É fisicamente forte, como quase todos da nossa chave", alertou Bernardinho.
A equipe, campeã mundial e olímpica, é agora terceiro do Grupo B, atrás da Alemanha e da França, que já garantiram a classificação para a segunda rodada.
Neste mesmo grupo, Cuba, quarta colocada, mede forças com a Grécia, sexta e última colocada, na terça-feira. Pelo Grupo A, em Saitama, Argentina, terceira da chave, enfrenta o Japão, segundo na tabela. Já Porto Rico, quarto lugar, joga contra os líderes do grupo, os poloneses. Na chave C, a Venezuela encara a República Tcheca.