Estados Unidos sempre nos causam problemas, diz Bernardinho
24/11/2006 - 14:33 hs
Mundial de vôlei masculino
O técnico Bernardinho está em alerta para o jogo de estréia da Seleção Brasileira masculina na 2ª fase do Mundial de vôlei, no sábado, diante dos Estados Unidos. Ele chegou a afirmar que os norte-americanos sempre causam problemas para o Brasil.
"Todos os adversários desta segunda fase são perigosos. Os Estados Unidos se classificaram em quarto lugar, mas é uma equipe que sempre nos causa problema. Na maioria das vezes, temos vencido", contou Bernardinho.
"Os dois times têm a vantagem da experiência. Eles começaram mal o campeonato e souberam mudar isso. Essa experiência dos jogadores em administrar situações vai ajudá-los, mas nos ajuda também", observou o comandante.
O capitão e levantador Ricardinho fez coro ao discurso. "Eles são um time muito certo taticamente, com boa defesa e volume de jogo", salientou o atleta, antes de lembrar da derrota brasileira para os EUA na final da Copa América 2005.
"Perdemos um campeonato para eles em casa (São Leopoldo, no Rio Grande do Sul). Por isso, estamos ainda mais motivados para derrotá-los", emendou.
Brasil e Estados Unidos já se enfrentaram 120 vezes, com 68 vitórias brasileiras. Em Mundiais foram seis jogos, com cinco triunfos dos norte-americanos. No entanto, a Seleção derrotou os rivais na semifinal da Olimpíada de Atenas, em 2004.
O jogo deste sábado está marcado para as 2h (de Brasília) e acontecerá no ginásio Green Arena, em Hiroshima, no Japão.
Solenidade
Junto com os companheiros de Seleção e de outras equipes, Ricardinho participou na última quinta de uma solenidade realizada pela Federação Internacional de Vôlei no Parque Comemorativo da Paz.
Ele visitou o Monumento da Paz de Hiroshima. O local fica a alguns metros de onde explodiu a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos no dia 6 de agosto de 1945, durante a II Guerra Mundial.