Nesta terça-feira, o Brasil irá conhecer quais foram os atletas que melhor levaram o nome do país pelos campos, quadras, piscinas e arenas do mundo. A partir das 19 horas, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro recebe o Prêmio Brasil Olímpico, que presta homenagem aos esportivas de maior destaque em cada modalidade de 2006.
Serão nada menos do que 55 prêmios distribuídos às personalidades esportivas do ano, com tributo a cada modalidade. Além de tais honrarias, o Comitê Olímpico Brasileiro indicou outras três categorias. A principal delas foi a de melhor técnico, na qual Bernardinho encerrou um ano já consagrado, dando seqüência à premiação recebida por nomes como Larri Passos, em 2001, e Oleg Ostapenko, em 2005.
“Estou superfeliz com mais este prêmio. Acredito que outros técnicos também poderiam tê-lo ganho, mas a última conquista da seleção masculina de Vôlei, e da maneira fantástica que foi, colaborou muito para que eu ganhasse esse prêmio”, reconheceu o treinador, em tom de reconhecimento.
Além dos indicados do COB, o Comitê Paraolímpico Brasileiro ainda apontou mais uma categoria, e um colégio eleitoral formado por jornalistas, atletas e dirigentes fechou a lista de indicações especiais. Porém, os dois troféus mais aguardados da noite serão, sem dúvida, para os destaques individuais absolutos masculino e feminino.
A votação foi feita pelo site do Comitê Olímpico Brasileiro até esta segunda-feira, onde os interessados podiam escolher entre Isabel Clark, Laís Souza e Larissa França, no feminino, e Diego Hypólito, Giba e Torben Grael, no masculino. Dos indicados, apenas a ginasta não receberá a premiação pela modalidade, na qual Diego Hypólito leva o prêmio.
Na indicação entre os homens, a briga promete se equilibrada. No vôlei, o atacante Giba (que concorreu em 2005) conquistou o bicampeonato do Mundial de Vôlei no Japão e foi campeão da Liga Mundial, sendo que em ambos os torneios foi escolhido o melhor jogador.
Além dele, Diego Hypólito vem respaldado por duas medalhas de ouro no solo nas etapas da Alemanha e da França da Copa do Mundo de Ginástica. Na segunda, ele ainda faturou o bronze no salto.
Ao lado dos dois, Torben Grael surge como nome forte após comandar o Brasil 1, que ficou em terceiro lugar na Regata Volta ao Mundo.
A briga ao é menos acirrada entre as mulheres, que têm Laís Souza como concorrente após quatro medalhas (uma prata e três bronzes) em etapas da Copa do Mundo de Ginástica, além de um quarto lugar no Campeonato Mundial.
Ela disputa com Larissa França, parceira de Juliana no vôlei de praia. A dupla é bicampeã dos circuitos Brasileiro e Mundial da modalidade, pelos quais Larissa foi eleita a melhor jogadora do ano pela FIVB.
Fechando a trinca, a snowboarder Isabel Clark vem do nono lugar na prova de boarder cross nas Olimpíadas de Inverno de Turim, onde ela conquistou a melhor colocação de um atleta brasileiro na história da competição.
Confira as categorias do Prêmio Brasil Olímpico: Melhor Técnico: Bernardinho (foto)
Melhor Atleta Paraolímpico: Terezinha Guilhermina e Antonio Tenório
Troféu Adhemar Ferreira da Silva: Aída dos Santos
Troféu COI Esporte e Comunidade: Paulo Servo
Atletismo: Fabiana Murer
Badminton: Mariana Arimori
Basquete: Iziane
Beisebol: Ronaldo Hidemi Ono
Boliche: Jacqueline Soares Costa
Boxe: Pedro Lima
Canoagem Slalom: Gustavo Selbach
Canoagem Velocidade: Naiane Fragoso
Caratê: Lucélia de Carvalho Ribeiro
Ciclismo BMX: Allan Jonas Duarte
Ciclismo Estrada: Clemilda Fernandes Silva
Ciclismo Mountain Bike: Jaqueline Mourão
Ciclismo Pista: Hernandes Quadri Júnior
Desportos na Neve: Isabel Clark
Desportos no Gelo: Ricardo Raschini
Esgrima: Renzo Agresta
Esqui Aquático: Juliana Romano Negrão
Futebol: Barbara Micheline do Monte Barbosa
Futsal: Falcão
Ginástica Artística: Diego Hypólito
Ginástica Rítmica: Ana Paula Scheffer
Handebol: Felipe Borges Dutra Ribeiro
Hipismo Adestramento: Pia Aragão
Hipismo CCE: Fabrício Reis Salgado
Hipismo Saltos: Rodrigo Pessoa
Hóquei sobre Grama: Lais de Oliveira Bernardino
Judô: Flavio Canto
Levantamento de Peso: Fernando Saraiva Reis
Luta: Aline da Silva Ferreira
Maratonas Aquáticas: Poliana Okimoto
Natação: Kaio Márcio de Almeida
Natação Sincronizada: Caroline Trancoso Hildebrandt
Patinação Artística: Mayra Maziero Ramos
Patinação Velocidade: Thalita Jarschel Arroyo
Pentatlo Moderno: Yane Marcia Campos da Fonseca Marques
Pólo Aquático: Flavia Alvarenga Fernandes
Remo: Ana Luiza Lopes Pallasão
Saltos Ornamentais: César Castro
Softbol: Márcia Akiko Miyahira Mizushima
Taekwondo: Natália Falavigna
Tênis: Flavio Saretta
Tênis de Mesa: Cazuo Matsumoto
Tiro com Arco: Leonardo Lacerda de Carvalho
Tiro Esportivo: Renato Araújo Portela
Trampolim Acrobático: Rafael Oliveira Andrade
Triatlo: Mariana Ohata
Vela: Torben Grael
Vôlei de Praia: Larissa França
Vôlei: Giba