Primeira brasileira campeã da prova de solo de ginástica artística, a brasileira Daiane dos Santos confirmou que vai se aposentar após competir a Olimpíada de Pequim, em 2008.
"Decidi que abandono a ginástica assim que acabarem as Olimpíadas na China", avisou, em entrevista ao jornal O Globo, a atleta, que justificou a decisão.
"Já tenho 25 anos e estou cansada da rotina de sete horas por dia de treino. É muita ralação. Só quem conhece nossa rotina entende porque paramos tão cedo. Eu vejo os jogadores de futebol reclamando por treinarem demais, mas o que eles fazem é fichinha perto da gente."
Além dela, considerado um dos principais protagonistas da evolução da modalidade no Brasil, o técnico de Daiane, o ucraniano Oleg Ostapenko, também vai se retirar e voltar ao seu país, após competição.
Aos 65 anos, o treinador estaria cansado e com saudades de sua família no país europeu, e sua saída do esporte brasileiro aconteceria simultaneamente a um desmanche na modalidade nacional, já que a presidente da CBG, Vicélia Florenzano, e a supervisora Eliane Martins, também estariam se afastando.
Para a final da final da Copa do Mundo de ginástica no Ginásio do Ibirapuera, neste final de semana, o comandante irá acompanhar Daiane tentar uma acrobacia inédita denominada Tsukahara esticado, que é uma pirueta com duplo mortal esticado.
|