A realização do 3º Torneio Gelfa/LUX de Xadrez, realizado no último domingo (17) no Instituto de Engenharia, foi coroado de êxito, com a participação de dezenas de enxadristas que disputaram vários títulos.
Mirim – Nesta categoria, o campeão foi o garoto Raul. Na segunda colocação ficou o enxadrista Pedro com Neto conquistando a terceira colocação.
Pré-Infantil – Já nesta categoria, a pequena Natália ficou como o título e o garotinho Artur com o vice-título. Os pequenos lobinhos ficaram orgulhosos ao receberem suas medalhas.
Campeonato Uberabense – Já na competição principal disputada no dia, César Fernando dos Santos Cruz ficou com a primeira colocação depois de uma emocionante e disputada decisão contra Diego Sbrissa, o vice-campeão. Diego Guarato ficou com a terceira colocação enquanto seu irmão, Leandro Guarato chegou na quarta colocação. Estes quatro primeiros colocados, se juntam a Xico Xadrez, Luís Capucci, Cafu, Pedro Katayama para a disputa das finais do Campeonato Uberabense que acontece no próximo mês de janeiro.
Sênior – Ricardo Urias também foi um dos vencedores no 3º Gelfa, conquistando o belo troféu de campeão uberabense na categoria “sênior”, ficando Abel Humberto Rodrigues Lemos vice-campeão.
Cadete – O escoteiro Caio Santana, acabou ficando com o título de Campeão Uberabense Cadete (Sub-16). Já o jovem Fernando Alves, egresso do PROBEM, fico9u com o título uberabense da categoria infanto-juvenil.
Sucesso – O Diretor Geral Marcus Santana, coordenador do Grupo de Escoteiros “Professor Leôncio Ferreira do Amaral”, celebrou a parceria com a Liga Uberabense de Xadrez (LUX), que considerou o maior sucesso.
Homenagens – O árbitro e presidente da LUX, Francisco Santos Neto (Xico Xadrez) (Foto) coordenou um minuto de silêncio na primeira rodada, em homenagem post-morteaum para Renato Alves, e Dona Vainice Andrade, na terceira rodada. Foi decretado pela LUX, juntamente com o Elos Clube de Uberaba, luto de sete dias em homenagem à venerada senhora. De ascendência lusitana, a notável empresária Vainice Andrade – à semelhança de Zuzu Angel – foi um anjo empreendedor do setor de alta costura em Uberaba. Conforme fez em vários setores, foi uma animadora de seu neto, Marcel Andrade, presidente eleito da LUX, nas lides enxadrísticas. Com sua garra e coragem, foi uma incentivadora, também, no meio de suas múltiplas atividades, do crescimento do xadrez e do fomento da cultura, destacando-se como mãe exemplar e figura atuante em nossa sociedade. (Foto/Crédito: Fenanda Borges)