O técnico Toninho Cerezo está descartado pelo América. Como o Campeonato Mineiro começa em 27 dias, a bola da vez passou a ser o técnico Nedo Xavier (foto), atualmente no Americano/RJ. Xavier dirigiu o Ituiutaba na bela campanha do Estadual deste ano, quando a equipe do Triângulo Mineiro terminou na 5ª posição.
Depois da reunião do Conselho Deliberativo, ocorrida na noite de terça, Cerezo se reuniu com a cúpula americana num restaurante de Belo Horizonte. No encontro, que ganhou a madrugada de quarta-feira, ficou claro que o treinador atuará mais como colaborador. Pesou para a decisão, o lado financeiro. O salário giraria em torno de R$ 60 mil -, e também o fato de Cerezo não conhecer o elenco americano.
"Eu não conheço o plantel do América, somente o que me foi passado pelos diretores do clube. E, no mundo do futebol, todo mundo sabe que o treinador é o grande responsável por tudo", disse Cerezo. No encontro longe dos holofotes, surgiu a possibilidade de Cerezo atuar nos bastidores e, até mesmo, como olheiro.
Com isso, os dirigentes do Coelho não perderam tempo. Nedo Xavier foi contactado quarta mesmo, pela manhã, e já está ciente da proposta do clube e de seu planejamento para 2007. É provável que ele seja anunciado a qualquer momento, juntamente com um pacotão de reforços que estão engatilhados, só esperando o aval do novo comandante.
"Ficamos de conversar de novo, nos falamos somente pela manhã, mas não há nada certo", disse Nedo Xavier. O treinador se mostrou cauteloso ao comentar o seu retorno a Minas Gerais. "Posso voltar sim, mas não quero falar sobre hipóteses. Primeiro preciso discutir o assunto com o pessoal do Americano. Meu contrato vai até o final do Campeonato Carioca", revelou. Caso não acerte com Nedo Xavier, o Coelho vai tentar fechar com o técnico Marcelo Oliveira, atualmente no comando da equipe júnior do Atlético. Oliveira é o preferido por parte da diretoria americana.