Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Liga Uberabense de Xadrez divulga relatório 2006
04/01/2007 - 16:30 hs
 
* Ligeirinho

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – LUX (2006)
Liga Uberabense de Xadrez – fundada em 25 de agosto de 1980
Filiada à FMX – Federação Mineira de Xadrez

Autor: Francisco José dos Santos Neto (Foto)
Jornalista e Relações Públicas
Presidente da LUX 2003-2006- 6/01/2007 (xicoxadrez@hotmail.com)
Site oficial da LUX: www.xadrezlux.pop.com.br

Novos Enxadristas: 532 (totalização)
PROBEM: 187
Praça Carlos Gomes: 213
Escolas: 77
Aulas Itinerantes: 77

Número de Ranqueados na FIDE: 7 ou 1% do total nacional (25% do total estadual)


UBERABA-2006

LEVANDO A BANDEIRA DE UBERABA

Representações Internacionais: (1 enxadrista):
Milão – Itália

Representações Nacionais (7 enxadristas):
Monte Aprazível
Igarapava
São Paulo
Ribeirão Preto
Votuporanga
São Bernardo do Campo

Representações Estaduais (18 enxadristas):
Varginha
Patos de Minas
São Sebastião do Paraíso
Ouro Preto
Araxá

A Liga Uberabense de Xadrez (LUX) deu um salto em 2006, realizando com a Prefeitura Municipal de Uberaba o 1º Torneio Internacional de Xadrez “Cidade de Uberaba” e aumentando o número de seus ranqueados.
Com isto, Rodrigo Soares; Diego Sbrissa, campeão absoluto em 2004; Ângela Maria Mendes Pereira, campeã 2001, somam-se a Luís Nelson Capuci (2000) como novos ranqueados na Federação Internacional de Xadrez.(FIDE), com César Fernando dos Santos Cruz (Cafu); Francisco José dos Santos Neto (Xico Xadrez), atual campeão, recordista em títulos municipais, e Pedro Lourenço Katayama, vencedor em 2002/2003, tornando Uberaba pólo enxadrístico, em qualidade e quantidade, com seus 11.000 (onze mil) enxadristas revelados pelo Projeto Xeque-Mate - com a Fundação Cultural de Uberaba - abrindo perspectivas para novas ações.
Assim, o Seminário de Xadrez Escolar, em abril, em iniciativa do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor José Vandir de Oliveira foi positivo.O Xadrez Nas Escolas, reconhece o prefeito Anderson Adauto é uma “bandeira histórica da LUX”. Se em 2005, o destaque foi para o Jubileu; em 2006, houve, também, muito movimento:

Eventos realizados e seus campeões:
3º Viva a Paz – César Fernando dos Santos Cruz
4º Mestre Sila, de Angola – Rodrigo Soares
Campeonato Uberabense Universitário 2006 – Pedro Lourenço Katayama
8º Torneio de Xadrez Chico Xavier – Diego Sbrissa
1º Torneio Camões – Diego Sbrissa
3º Memorial Dr. José Estrela Rego – Xico Xadrez
1º Torneio de Xadrez do PROBEM – Bruno de Sousa
6º Memorial de Xadrez Mário Palmério – Xico Xadrez
3º Memorial Ricardo Goulart – Pedro Katayama
1º Internacional Cidade de Uberaba – MI Carlos Alejandro Martinez
Campeonato Mineiro – Etapa Triângulo – Bruce Ramos (Três Corações)
3º Torneio de Xadrez Gelfa/LUX – César Fernando dos Santos Cruz
Campeonatos Uberabenses Absoluto e Feminino – Em andamento
Jogos Sesi 2006 – Rômulo Borges
10º Memorial Ângelo Prieto – Diego Sbrissa
Torneios de Treinamento – (em andamento; Luís Nelson Capuci lidera)

A partir desta relação é possível verificar-se a movimentação principal, lembrando também, que ministrei simultâneas na Talentos Humanos e na UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos e recebi, com Cynthia Andrade, o presidente da FMX: Estêvão Bakô. Em geral, divulguei e arbitrei a maior parte dos eventos. Também fui diretor geral na maioria dos eventos. Agradeço, em especial, Luís Nelson, Marcel Andrade, César Cruz, Leandro Guarato e Marcus Santana, dentre outros, que, como o conselheiro Wellington Félix Cornélio e o dinâmico Secretário de Governo, João Franco, e o então vereador Marcelo Borges, eventualmente, puderam auxiliar.
Realizamos no Jockey Park uma das etapas do Mineiro na fase preliminar, fazendo de Uberaba uma das únicas cinco cidades mineiras a organizar tal promoção. A competição teve 48 enxadristas, o campeão veio de Três Corações, Bruce Ramos, ficando o enxadrista uberabense César Fernando dos Santos Cruz com o vice-campeonato. Do ponto de vista organizacional, a LUX procurou a máxima sintonia com as parcerias, em especial a PMU, onde caminhamos há mais de dez anos com a FCU, a SMEL e a Educação.
Conquistamos o vice-campeonato mineiro absoluto nos JIMI (Jogos do Interior Mineiro) e o 4º lugar no Feminino. Em Monte Aprazível, ficamos em 6º lugar, com Xico Xadrez, que foi um dos quatro representantes mineiros no Campeonato Brasileiro, em São Paulo, em novembro. Na cidade de Varginha, classificamos Xico e Pedro Katayama para a etapa seguinte, em Paraíso, onde levamos, também, mais 7 uberabenses. Em Paraíso, Xico conseguiu uma das disputadas vagas para as finais.Um destaque de relevo foi a vitória de Luís Nelson Capuci, na Europa. Em Milão, na Itália, o enxadrista uberabense venceu disputado torneio. Em Ribeirão Preto (SP), Diego Sbrissa venceu concorrido open. Em Araxá, César Cruz é campeão de etapa do Campeonato Mineiro de Xadrez Rápido.
Ao longo do ano, a LUX conseguiu abrir, com regularidade, sua sede no Estádio Uberabão, viabilizando, inclusive, sua pintura. Manteve a referência de projeto popular na Praça Carlos Gomes (Xadrez Nas Praças), fez o projeto “Xadrez no Quartel”, implantou o xadrez no PROBEM – Programa de Bem Estar do Menor e do Adolescente. Foi motivo de destaque na mídia eletrônica e em sites como www.clubedexadrez.com.br. Manteve atualizado o site www.xadrezlux.pop.com.br. A imprensa escrita e a televisão também perceberam o alcance e importância de nossas atividades, destacando os feitos da LUX até no You-Tube. Rede Globo, TV Bandeirantes, TV Universitária, Jornal da Manhã, Cidade Livre, Jornal de Uberaba, Rádio Sociedade, Rádio Difusora, Mundial, Rádio Sete Colinas e a todas as empresas que disponibilizaram seu apoio nosso apreço e consideração.
Há 26 anos e meio, eu, Xico Xadrez, fundei a LUX, que, funcionou, inicialmente, na Biblioteca Pública Municipal. Em 1980, o 1º Campeonato Uberabense Absoluto de Xadrez promovido pela LUX terminou na residência do saudoso enxadrista Moisés Mendes. Com todas as dificuldades, estava retomada a tradição, pois o Campeonato Uberabense existiu de 1941 a 1968, sendo interrompido no período da ditadura militar.
Em 2007, chegamos ao Ano 66 do Campeonato Uberabense Absoluto de Xadrez. O de 2006 está em andamento, já havendo sete classificados: Xico, Pedro, Capuci, Cafu, Diego Sbrissa e os irmãos Leandro e Diego Guarato. Em seis de janeiro, no Recanto da Praça, como finalização da gestão, haverá a Semifinal classificando os demais, prevendo-se a partir de domingo, dia 7, 14h, na sede da LUX, no Estádio Uberabão, a concorrida final, com os 12 melhores disputando pelo sistema schurring (todos contra todos)
As parcerias alavancam a entidade. Dentro suas parcerias, o Elos Clube de Uberaba, o Jockey Club, o Recanto da Praça viabilizaram nossas principais atividades. Em 17 de dezembro, fizemos no Instituto de Engenharia, com o Gelfa- Grupo de Escoteiros “Professor Leôncio Gonçalves do Amaral” concorrido campeonato, que além de classificar os melhores para as finais do Uberabense tirou os campeões por categorias, confira abaixo.

Diego Guarato, campeão Infantil;
Ricardo Urias, campeão Veterano;
Fernando Alves, campeão Infanto-Juvenil;
Caio Santana, campão Cadete;
Diego Sbrissa, campeão jovens;
Raul e Natália, campeões Mirim, Pré-Mirim Absoluto e Feminino.

Na caminhada, nem tudo são flores, há espinhos: o falecimento de Nelson Pagnanelli, virtuose da entidade, da Aciu, da Fosfértil; da empresária Vainice Andrade, que tanto nos estimulou em nossas batalhas e do eletricista Renato Alves deixaram a LUX enlutada. Tenho a convicção de que os passos dos que se forem podem nos iluminar o caminho.
É razoável lembrar meus antecessores como Márcio Ferreira de Borba, Luís Nelson, Carlos Mariano de Melo, Ricardo Urias, Marcus Santana, dentre outros, em especial, Klebs Barbosa de Oliveira, a quem sou muito agradecido por ter deixado em seu planejamento de curto, médio e longo prazo uma rota segura a seguir.Espero que as vozes dos “bons” se mostrem altaneiras e generosas com meu sucessor, Marcel Resende Andrade, eleito por aclamação no dia do aniversário da LUX, em 25 de agosto. Técnico de Informática das empresas J. Júnior, Telemig Celular e Enetec, está concluindo Sistemas de Informações na Universidade de Uberaba e será o primeiro presidente mais jovem que a própria entidade.
Marcel terá como vice - a partir de seis de janeiro (Dia de Santos Reis) - o micro-empresário do Salão Mirage, Eugênio Cláudio Fernandes da Silva, de reconhecida atuação comunitária. O engenheiro e ex-presidente da LUX, Luís Nelson Capuci, será seu diretor social. Vander Reynaldo dos Santos, líder cooperativista, tesoureiro; o funcionário público César Cruz, diretor técnico. Ajudarei na primeira secretaria, ficando o engenheiro Sérgio Antônio de Oliveira Araújo 2º Secretário. No Conselho, despontam o empresário Cristiano César Rodrigues, animador do “Recanto da Praça”, a psicóloga Gláucia Melo Pinheiro Elias, a jornalista Ângela Maria Mendes Pereira, os enxadristas Diego Sbrissa, Rodrigo Soares e Rômulo Borges, este último acadêmico da Universidade de Uberaba. Poderá o presidente Marcel, inclusive, nomear diretores extraordinários, como fiz com Leandro Guarato, funcionário público e acadêmico de Administração da UNIPAC, que, diretor universitário, teve atuação credenciada.
O que eu posso dizer além disto. Coragem. Atenção. Acolhida. Sensatez. Respeito. Luz! Muita luz em cada passo para a chapa Xadrez Educação, Arte, Cultura, Esporte, agora à frente dos destinos do xadrez em Uberaba. Saibam que, para exercer a cidadania, é preciso trabalhar valores, sob a luz da ética, compartilhar com os demais certezas e incertezas, avançando sobre as trilhas demarcadas. Deus nos traga saúde, paz e sabedoria.
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.