A pré-temporada do Uberlândia Esporte começa com dois amistosos já definidos. Neste domingo, o UEC vai a Itumbiara enfrentar o time da casa, às 16h. E, na semana seguinte, no domingo, o confronto será com o Ituiutaba também na casa do adversário.
Para o técnico Zaparolli (foto), apesar de os trabalhos iniciais serem mais direcionados ao preparo físico do grupo, é importante intercalar jogos amistosos. "Independentemente do resultado, pretendo colocar todos os jogadores em campo nesses dois amistosos para que eles comecem a pegar ritmo", esclareceu.
Ontem, foi o primeiro trabalho de bola do técnico com os jogadores. E, como já era esperado, segundo Zaparolli, o rendimento não é normal na parte técnica, mas os trabalhos são necessários para conhecer melhor o grupo e definir o plano de jogo. "Quero um time competitivo, rápido, 50% dos jogos serão em casa, num estádio com dimensões maiores, então os jogadores têm de ter uma qualidade física que responda às necessidades do grupo", explicou.
Outra preocupação do técnico é garantir uma homogeneidade da equipe garantindo que cada um dos atletas saiba explorar o que tem de melhor em benefício do grupo. "Não acredito na individualidade justamente porque o futebol é um jogo coletivo", disse ele explicando que tem uma filosofia própria onde prevalecem disciplina, coletividade, respeito e profissionalismo. Conhecido por ser um técnico exigente, o trabalho de ontem começou de forma intensa. Foram uma hora e meia de treinamento de deslocamento, de passes, de marcação, cruzamento e finalizações, além do treinamento físico. "Me chamam de chato porque repito uma jogada várias e várias vezes."
Com a responsabilidade de garantir resultados, Zaparolli ressalta a necessidade de uma interação entre todos, a diretoria, a comissão técnica e os jogadores. O trabalho é reforçado com palestras e reuniões para que todos conheçam as diretrizes do Clube. Para o técnico, que tem uma equipe formada por atletas entre 18 e 33 anos, nesse período de pré-temporada, o primeiro objetivo é conseguir o entrosamento do grupo e fazer com que cada um conheça a característica pessoal e a de cada um de seus companheiros. Ele acredita que os novatos terão mais facilidade em se adequarem à nova filosofia do Verdão, mas sabe que os remanescentes são a base do grupo.
O time treina normalmente até sábado à tarde e folga no domingo pela manhã. A viagem para Ituiutaba será logo após o almoço. Como Zaparolli tem praticamente três meses para montar o grupo, quanto mais amistosos conseguir realizar, mais chances terá para definir a estrutura do time. "Eu não vou montar time para fazer show, eu quero a classificação. Um time forte não ganha futebol só na bola", concluiu.