Ligeirinho.’.
Dentre os convidados especiais, o vereador Paulo Pires, representando o deputado Fahim Sawan, novo secretário de Esportes e da Juventude de Minas Gerais e Abadio Miguel Júnior, empresário e ex-presidente do Sírio-Libanês, clube onde Marcel deu os primeiros passos no xadrez, ainda criança.
Torneio – Por uma incrível sintonia, os vitoriosos no Torneio de Reis - válido como Semifinal do Uberabense - foram o presidente que sai, Xico Xadrez (campeão), e o presidente que entra Marcel Andrade (vice-campeão), ambos invictos.
Cabe registrar a presença do repórter do site nossoesporte, Ligeirinho, que fez o lance de abertura no torneio.
Prestação de Contas – Na oportunidade, a gestão anterior teve aprovada - com louvor - sua Prestação de Contas e o Relatório de Atividades de 2006, quando foram realizados 16 eventos, além de 12 participações, levando a bandeira de Uberaba nacionalmente, internacionalmente e em competições estaduais, envolvendo dezenas de atletas.
Novos enxadristas – Além disto, 532 novos enxadristas foram formados pela LUX, em sintonia com a Fundação Cultural de Uberaba, no desenvolvimento do Projeto Xeque-Mate. 187 no PROBEM, 213 na Carlos Gomes, 77 pelo Xadrez Nas Escolas e 55 através de aulas itinerantes.
Finais do uberabense – Já estão em andamento na sede da LUX, no Estádio Uberabão, as finais do Campeonato Uberabense Absoluto de Xadrez, uma das mais tradicionais competições desportivas da cidade, pois existe desde 1941.
Ranqueados – Os 12 finalistas disputam pelo Sistema Schurring (todos contra todos). Cinco são registrados na FIDE - Federação Internacional de Xadrez: Xico, Capuci, Pedro Katayama, que lideram até o momento, com duas vitórias seguidas.
Também são ranqueados Cafu e Diego Sbrissa, que tiveram alguns "tropeços" na fase inicial. Diego perdeu para Pedro e Cafu para Xico. Gary de Castro está com uma vitória e um empate.
Grandes jogos – As partidas estão disputadíssimas, incluindo jovens valores como Henrique Katayama, Vlamir Andrade e Diego Guarato, que, com Marcel Andrade, Leonardo Guarato e Sérgio de Oliveira Araújo completam o quadro dos finalistas.
Feminino – O árbitro é Ricardo Lima, auxiliado por Ângela Maria Mendes Pereira, que, mais uma vez, conquistou o título de campeã Uberabense feminino, sendo a recordista em títulos municipais na modalidade.
Na foto: Xico Xadrez (dir), vence Gary (esq) e são observados pela campeã uberabense Ângela Maria Mendes Pereira (em pé de camisa azul)
Foto/Crédito: Guilherme de Senna |