Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Brasil abre Mundial masculino de handebol contra Alemanha
19/01/2007 - 14:55 hs
handebol
 
A seleção brasileira masculina de handebol, atual campeã Pan-Americana, abrirá amanhã a 20ª edição do Mundial masculino contra a anfitriã Alemanha, campeã em 1938 e 1978, na cidade de Berlim.
Porém, a partida - que acontece às 14h30 (horário de Brasília) - não será nada fácil para os donos da casa, já que o Brasil é uma das equipes que mais evoluiu nos últimos anos.

Após um bom período de treinamentos, que incluiu boas partidas contra as forças Rússia e Polônia, os brasileiros mostraram que tem plena capacidade de brigar de igual para igual com as potências européias.

O que pode jogar a favor dos brasileiros é a duvidosa pré-temporada dos alemães, que caíram ante o Egito no último amistoso, em Munique, diante de 11 mil torcedores - mais uma prova de um país que é fanático pelo esporte.

Por outro lado, os comandados do técnico espanhol Jordi Ribera chegam empolgados pela apertada vitória de 30 a 29 sobre a seleção da Catalunha. Brasileiros e alemães estão no grupo C da competição, que conta ainda com Polônia - adversária no período de treinamentos - e a Argentina.

O objetivo do Brasil é ir mais longe que no último Mundial, quando terminou na 19ª posição. Ribera sabe do favoritismo da Alemanha, que terá casa cheia - os ingressos estão vendidos há três meses - e possui a chamada "NBA do handebol", com o melhor campeonato do mundo no esporte .

Para o técnico, os anfitriões são os favoritos a levar o primeiro lugar da chave. "Como jogam em casa, eles precisam confirmar seu favoritismo. Já a Polônia é uma equipe forte, pudemos conhecer sua forma de atuar e a qualidade técnica de seus jogadores. É um jogo-chave para nossas pretensões no Mundial", disse o treinador.

Ribera acredita que, se o Brasil vencer os poloneses, poderá ganhar moral contra os argentinos e avançar à outra fase. Serão 24 países divididos em seis grupos e classificam-se os dois primeiros. Os outros dois se classificam para a Copa do Presidente, torneio de consolação.

Na segunda fase, os 12 classificados são divididos em dois grupos de seis, com os quatro primeiros avançando às quartas-de-final. A partir daí, os jogos são em mata-mata até a decisão.

Os destaques do grupo de 16 jogadores do Brasil são o goleiro Maik, o armador Zeba e o ponta Renato Tupan Rui, que defende o time alemão Wilhelmsnanever Verein, da primeira divisão do handebol local.

Após a Alemanha, o segundo adversário do Brasil será a Polônia, às 12h30 de sábado (horário de Brasília), em Halle. A seleção fecha sua participação na primeira fase no domingo, contra a Argentina, na mesma cidade, às 16h
 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.