O América conheceu nesta quarta-feira à noite, em Poços de Caldas, a sua primeira derrota no Campeonato Mineiro. Depois de estrear com vitória sobre o Ituiutaba, na quarta-feira passada, o Coelho perdeu, de virada, para a Caldense por 2 a 1. Os gols do jogo saíram no primeiro tempo. Evandro fez para o time americano e Luciano Amaral e Souza marcaram para a Veterana.
Com o resultado, o América permaneceu com três pontos e caiu para a oitava posição. Já a Caldense, que havia vencido o Democrata-GV na estréia e perdido para o Ipatinga na segunda rodada, chegou aos seis pontos, mesma pontuação do líder Cruzeiro, e assumiu a segunda posição. O time de Poços de Caldas só está em segundo por ter menor saldo de gols.
Agora, o América busca a reabilitação contra o Guarani, na próxima quinta-feira, em Divinópolis. Essa partida era para ter sido realizada no dia 17 de janeiro, mas foi adiada devido à péssima qualidade do gramado do estádio Farião. Já a Caldense volta a campo no dia 11 de fevereiro, para enfrentar o Ituiutaba, fora de casa.
O Jogo A partida entre Caldense e América começou bastante movimentada, mas, desorganizadas, as duas equipes pouco criaram nos primeiros dez minutos. O primeiro chute a gol só aconteceu aos 12 minutos. O atacante Tico Mineiro dominou na entrada da área, girou e bateu no canto esquerdo. Alex se esticou todo e fez a defesa, salvando o Coelho.
A resposta do América foi fatal. Dois minutos depois, o volante Evandro recebeu na intermediária, avançou, arriscou de longe e marcou um golaço. A bola bateu no travessão antes de entrar: 1 a 0. O time americano chegou com perigo mais uma vez aos 18 minutos. Após cruzamento na área, o zagueiro Dênis cabeceou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Depois desse lance, a Caldense se organizou, cresceu no jogo e conseguiu o empate aos 26 minutos. Luciano Amaral fez boa jogada individual e, da entrada da área, bateu para o gol. A bola bateu em Caçapa e enganou o goleiro Alex: 1 a 1. O gol abalou o América, que recuou e permitiu a pressão do time de Poços de Caldas.
O gol da virada quase aconteceu dois minutos depois. Após cobrança de escanteio, Bruno Lourenço mergulhou e acertou uma forte cabeçada. A bola saiu à direita do gol americano, assustando o goleiro Alex. Aos 33, a Caldense teve outra boa chance. Biro Gomes lançou Tico Mineiro. Na entrada da área, o atacante arriscou e acertou a trave. A insistência da Veterana foi premiada aos 40 minutos. Souza arriscou de fora da área e Alex falhou feio. A bola bateu no gramado e enganou o goleiro do Coelho: 2 a 1. Segundo Tempo A Caldense voltou para a segunda etapa com a mesma equipe que terminou o primeiro tempo. Já o América retornou com uma alteração. O técnico Leandro Machado tirou o zagueiro Fabrício Soares, machucado, e colocou o volante Edinei. Dessa forma, o zagueiro Caçapa, que estava jogando improvisado no meio-campo, foi recuado para a zaga.
Em busca do empate, o América partiu para cima da Caldense logo no início do segundo tempo e teve a primeira chance aos três minutos. Luiz Felipe cobrou falta da entrada da área, mas a bola passou por cima do gol. Aos 11 minutos, de novo Luiz Felipe arriscou de fora da área. A bola passou à direita de Adinan com muito perigo.
A Caldense só respondeu aos 14 minutos. Milton recebeu na direita e bateu cruzado. A bola passou muito perto do ângulo direito do goleiro Alex. Foi só. Daí em diante, só deu América, que teve várias oportunidades para empatar. A primeira delas foi com Evandro. Ele arriscou da intermediária e a bola raspou a trave direita de Adinan.
Em seguida, o atacante André teve duas ótimas oportunidades. Na primeira delas, aos 24 minutos, ele foi lançado, avançou sozinho, mas chutou muito mal, por cima do gol. Em um lance muito parecido, aos 25 minutos, André recebeu de Evandro e saiu na cara do goleiro Adinan. Mas, em vez de avançar com a bola, ele bateu da entrada da área, desperdiçando uma grande chance.
Aos 28 minutos, o América reclamou com o árbitro Enéas Eugênio Aguiar. Após bate-rebate na área da Caldense, o goleiro Adinan fez a defesa em cima da linha. Os jogadores americanos reclamaram e pediram o gol, alegando que a bola já havia ultrapassado a linha quando o goleiro da Veterana fez a defesa. No final do jogo, o Coelho ainda teve mais duas oportunidades, com Hallem e Evandro, mas não conseguiu empatar.