As atividades do Projeto Atleta Nota 10, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, recomeçam na próxima segunda-feira (dia 12) com novidades e já integrado ao Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti). O atletismo será mais uma das modalidades esportivas oferecidas. A revelação é da diretora Patrícia Rebeca, do Departamento de Esportes Especializados.
Segundo ela, as aulas de atletismo serão realizadas na pista do Uberaba Tênis Clube (UTC), onde os estudantes interessados podem fazer suas matrículas. O projeto oferece ainda as modalidades de vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, karatê e natação, em 18 núcleos espalhados pela cidade. As atividades de 2007 serão iniciadas na próxima segunda, estando abertas a novos alunos.
Rebeca informou ainda que a parceria, entre Prefeitura e indústria Black&Decker, foi renovada. O patrocínio subiu de R$ 4 mil para R$ 5,5 mil mensais, para a aquisição de uniformes e materiais esportivos, dentre outros, para os futuros atletas. “Essa ajuda financeira é importante para o desenvolvimento e sucesso do projeto”, observa.
Ainda de acordo com ela, a partir de março, o Atleta Nota 10 vai oferecer aulas de balé. Nessa semana, os 16 professores do projeto participam de treinamento pedagógico para reiniciar o trabalho, que tem como objetivo focar as crianças e os jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, reduzindo o tempo ocioso e não produtivo dos mesmos. Só no ano passado 2.630 crianças participaram do projeto. A expectativa da Smel é alcançar em 2007 o número de 3.000 jovens.
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, a partir das 8h e a tarde até às 17h. Para fazer a inscrição e começar a participar, basta o jovem de 7 a 16 anos procurar um dos núcleos esportivos mais próximo de sua casa ou a Secretaria de Esporte que fica no Centro Administrativo na av. Dom Luiz Maria Santana, 141, bairro Mercês. É necessário uma foto 3x4 e a assinatura dos pais ou responsável.
A Smel em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social, acompanha o desenvolvimento dessas crianças na escola e até em casa, monitorando o comportamento, se houve mudanças e principalmente se foram positivas.