O atacante Viola (foto) foi apresentado ontem pela diretoria do Uberlândia Esporte. O jogador de 38 anos, que já defendeu Corinthians, Palmeiras, Vasco, Santos e a seleção brasileira, chega para ser a referência do time no ataque e ajudar o clube a retornar ao Módulo I do Mineiro em 2008. A estréia do atacante deve ser no dia 25 de fevereiro, na segunda rodada do Módulo II, diante do Extrema, no Parque do Sabiá.
Além da chegada do atacante, outra boa notícia para a comissão técnica foi o condicionamento físico com que Viola se apresentou. Apesar de não jogar uma partida oficial há oito meses ? o último clube que o atleta defendeu foi o Juventus (SP) ? ele se apresentou praticamente dentro de seu peso e com um percentual de gordura baixo. "Te dizer que eu estou 100% fisicamente não é correto. Mas posso te afirmar que estou 65% da minha capacidade física. E eu me encontro bem porque treino todos os dias, independente de estar num clube ou não. Eu tenho a consciência de que um atleta nunca pode relaxar", assegurou o jogador.
O preparador físico do Uberlândia Esporte, Juninho, acompanhou parte dos exames clínicos e físicos realizados pelo jogador, analisou o percentual de gordura do atleta e ficou muito satisfeito com os resultados. "Foi uma surpresa positiva para nós. Um percentual de 10,6% de gordura para uma pessoa que está há um ano sem jogar uma partida oficial é muito bom. Então a questão passa a ser mais técnica do que física. Acredito que em dez ou 15 dias ele estará pronto para jogar 90 minutos", destacou Juninho.
Será a primeira vez que Viola defende um clube mineiro. "Para mim é muito importante. É um desafio, é uma responsabilidade muito grande. É um clube que está fazendo um trabalho altamente profissional, com muita competência e que está investindo para que possa se erguer dentro do futebol", afirmou o atleta, que espera contar com o apoio do torcedor. "Eu tenho certeza que o torcedor do Uberlândia também vai participar, nos treinos, no dia-a-dia, nos cobrando para que a gente possa conseguir o objetivo tão esperado", completou.
Viola treina na segunda-feira O jogador ainda não começou a treinar. Ontem, logo após a apresentação, ele retornou a São Paulo, onde foi resolver problemas particulares. Viola desembarca novamente em Uberlândia na segunda-feira, quando será apresentado oficialmente ao técnico Walter Zaparolli e ao restante do elenco. "Conversei com o presidente porque foi tudo muito rápido. Como não deu tempo de trazer minha mulher, a gente veio para acertar definitivamente o contrato. Agora, volto a São Paulo para organizar algumas coisas e na segunda já serei um cidadão de Uberlândia", completou.
Viola assinou com o Uberlândia por seis meses. Ele fica no clube até o fim do Módulo II, mas deixou indícios de que pode continuar no elenco após seu vínculo. "Seis meses de contrato para mim foi pouco. Depois de conhecer a cidade, de conhecer o carinho da torcida, para mim já está sendo pouco. Eu já estou em dúvida se vou assinar ou não [risos]. A gente poderia prorrogar um pouco mais. Eu acho que vou ser um cidadão daqui de Uberlândia. Talvez eu venha, depois de encerrar, ficar com um projeto por aqui mais", completou o jogador.
Zaparolli aguarda atacante Como o atacante Viola só começa a trabalhar com o restante do elenco na segunda-feira, o técnico Walter Zaparolli disse que só vai falar sobre o jogador quando ele estiver à sua disposição. O treinador se restringiu a dizer que se trata de um "grande jogador". "É um jogador que não sabemos seu estado atlético, embora esteja fisicamente bem. Mas é um atleta que não joga uma partida oficial há um ano e isso tem que ser levado em consideração", considerou o treinador.
Entretanto, Zaparolli acredita que a folga no calendário entre a estréia e a segunda rodada, que só acontecerá depois do carnaval, no dia 25 de fevereiro, permitirá que ele se enquadre no trabalho que está sendo realizado no Uberlândia Esporte. "Até a segunda rodada, não vai ter problema nenhum para se adaptar neste período. É um grande jogador, mas eu vou comentar sobre ele com vocês só depois que eu tiver ele aqui no campo", finalizou.
Primeira rodada Dentro de campo, o time segue se preparando para a estréia no Módulo II, domingo, às 16h, contra Formiga, fora de casa. A tendência é que mantenha a base do time que jogou os últimos amistosos. Ele, porém, não descarta alterar o sistema defensivo.
A principal novidade deve estar no banco de reservas. O meia-atacante Tico, que se recupera de uma lesão, ontem participou de um trabalho tático e deve ser relacionado para o jogo. "Estou pensando em levá-lo neste jogo contra Formiga, mas não depende de mim e sim de uma avaliação física e do próprio atleta. Mas gostaria de levá-lo para aproveitar o jogador 30 ou 40 minutos", destacou.
Bicampeão Paulista 1988/1995
Copa do Mundo 1994
Copa do Brasil 1995
Copa Conmebol 1998
Torneio Rio-São Paulo 1999
Copa Mercosul 2000
Copa João Havelange 2000