O Campeonato Mineiro terá um novo líder hoje, depois da partida Guarani x Rio Branco (foto) , no Estádio Farião, em Divinópolis, às 20h30. Beneficiadas pela antecipação do jogo, as duas equipes têm chances de assumir a ponta da classificação, ocupada pelo Cruzeiro. O time de Divinópolis está em terceiro lugar com os mesmos 7 pontos da equipe celeste e será líder até mesmo com o empate. O Rio Branco está na nona colocação, com 5 pontos, e precisa da vitória para chegar à liderança. Coincidentemente, os dois times estrearam no Estadual com derrota para o Cruzeiro: o Guarani por 4 a 0, no Mineirão, e o Rio Branco por 2 a 1, em Andradas.
Segundo a Federação Mineira de Futebol, a partida foi antecipada da nona rodada, que será nos dias 23, 24 e 25 de março, para alternar jogos dentro e fora de casa das equipes. Se fosse jogada na data original, o Rio Branco faria três partidas seguidas como visitante. Mas, curiosamente, a mudança acabou beneficiando o Guarani.
Devido ao adiamento da estréia contra o América, por causa das chuvas, a equipe de Divinópolis jogará três vezes seguidas em casa. “Gostei na época e, agora, mais ainda. É mais um jogo em casa e isso é importante num campeonato nivelado como esse”, justifica o presidente do Guarani, Zé Maria Carioca. O Bugre venceu as duas anteriores: 4 a 3 sobre o América, quinta-feira, e 1 a 0 diante do Tupi, domingo.
Em casa, o Guarani vem tendo o apoio dos torcedores: “A nossa torcida está bonita, lembra até a do Corinthians. E o nosso estádio fica parecendo a Bombonera”, exagera Carioca. Contra o Coelho, o público foi de 2.195 pagantes. No domingo, diante do Tupi, aumentou para 3.628. O técnico Célio Costa tem um problema para escalar o time: o atacante Haender, contundido. Jajá, o artilheiro do campeonato, com 4 gols, está confirmado.
O Rio Branco também quer aproveitar o bom momento: na estréia do técnico Pintado, domingo, venceu o Democrata-GV por 1 a 0, em Andradas, mesmo sem três titulares. Dois deles voltam hoje: o lateral Pepe, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Gustavinho, que se machucou no empate com o Atlético. Chico Marcelo, que fez gol olímpico contra o Cruzeiro, ainda depende de revisão médica. O volante Éber, com três amarelos, fica de fora e deve ser substituído por Mantena.
“Se o time consegue vencer com três desfalques, está bom”, comenta o gerente de futebol, Luiz Alberto Conradi. “Já enfrentamos Atlético e Cruzeiro e agora teremos pela frente times iguais a nós. Estávamos nas últimas posições e agora podemos ser o primeiro.” A equipe treinou ontem à tarde em Divinópolis. O árbitro será Sérgio Luiz Avelino.
|