Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Ziza propõe virada de mesa para manter Coelho na 1ª Divisão do Mineiro
20/03/2007 - 15:16 hs
Campeonato Mineiro
 
O América ganhou ontem um forte aliado na tentativa ? cada vez mais difícil ? de evitar o rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro. O presidente do Atlético, Ziza Valadares, declarou ser favorável a uma "virada de mesa", caso o Coelho desça realmente para a divisão de acesso do Estadual. "Confesso que nunca pensei em virada de mesa. Mas o América não pode de maneira alguma ficar fora do Campeonato Mineiro. Na minha visão de presidente do Atlético, o América é imprescindível. Atlético e Cruzeiro são as duas maiores forças e o América é o fiel da balança", declarou o presidente alvinegro em entrevista coletiva ontem, na Cidade do Galo.

O América é último colocado com apenas quatro pontos, em oito jogos, e, dependendo dos resultados do próximo fim de semana, a equipe já estará matematicamente rebaixada. Na seqüência, o Coelho enfrenta o Villa Nova, Rio Branco e Democrata-SL. Mesmo que vencer os três adversários, a equipe ainda depende de alguns resultados. Precisa torcer para tropeços seguidos de Ituiutaba (oito) e Caldense (nove).

O presidente do Galo não deixou claro de que forma seria esta possível virada de mesa. Ele não descarta, porém, o aumento do número de participantes na Primeira Divisão do próximo ano, hoje com 12 equipes. "Não sei se seria uma virada de mesa. Eu só acho que o América é importantíssimo para o Campeonato Mineiro. Se for o caso, a gente pode ampliar o número de participantes no ano que vem. Trazer um Uberaba, um Uberlândia, voltar com o Válerio. Quanto mais nós restringirmos o campeonato, mais vamos dificultar a participação de equipes do interior. Mas a minha preocupação é em relação ao América", acrescentou.

Ele se esquece, no entanto, que o Estatuto do Torcedor não permite alterações no regulamento das competições após a realização do arbitral ? reunião em que se definem as regras da disputa - muito menos com o campeonato em andamento. Além disso, este ano, o Varginha, que foi rebaixado à Segunda Divisão no ano passado, tentou voltar ao Módulo II no tapetão, mas não conseguiu sucesso com o próprio Tribunal da Federação Mineira de Futebol (FMF).

Mesmo assim, Ziza Valadares disse que vai discutir o assunto com o presidente da FMF, Paulo Schettino. "Espero que o América consiga, que a gente não precise fazer nada, mas é muito difícil a situação do América. O Atlético dá a sua solidariedade e o seu apoio para que o América volte à sua glória", comentou.

Atitude seria uma safadeza
A declaração do presidente do Atlético, Ziza Valadares, não foi bem recebida pelo dirigente do Uberlândia Esporte, Everton Magalhães, que não poupou nas críticas. "É uma safadeza. O América é um time como qualquer outro time. O Uberlândia, que tem uma torcida maior, foi rebaixado e nós aceitamos. Me responda: por que o Coelho não pode ser rebaixado? O Uberlândia tem um grande patrimônio e o América não tem nada. O América não é nenhuma vez maior que o Uberlândia", esbravejou o presidente do Verdão.

Ele garantiu que é contrário a qualquer alteração no regulamento. "Hoje, o Estatuto do Torcedor não admite que se interfira nos resultados dentro de campo. Se um time é rebaixado dentro do campo, não tem como reverter isso", completou.

Quanto à proposta de se elevar a quantidade de equipes no Módulo I, o presidente não se impôs à idéia, mas ressaltou que, mesmo que isso aconteça, a Federação Mineira de Futebol (FMF) não pode simplesmente eliminar o rebaixamento deste ano e, sim, promover a ascensão de outros clubes do Módulo II, respeitando a classificação final na edição deste ano.

"Eu vejo isso como um mau exemplo muito grande do Atlético. Eles mesmos foram rebaixados no Brasileiro e subiram dentro de campo. O que muda por ser o América?", questionou o presidente que garantiu que irá até as últimas conseqüências, caso haja uma virada de mesa.

Dentro de campo, hoje, a equipe do Verdão retoma os treinamentos em dois períodos já pensando no clássico do próximo fim de semana, contra o Uberaba, no Parque do Sabiá. Certa, por enquanto, apenas a volta do volante Douglas, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Odair, contratado no domingo, dificilmente terá condições de jogo, já que depende de uma liberação de Portugal. Outro que ainda tem certa sua estréia é o meia Robert, que estava no futebol do Sul do País.
 
Fonte: www.jornalcorreio.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.