O elenco do Leão do Bonfim já está concentrado no Hotel Nacional, no Centro de Belo Horizonte, visando o clássico desta amanhã, às 20h30, no Estádio Independência, com o América. Para lutar pela sua 90ª vitória na história diante do tradicional adversário, o Villa Nova terá o desfalque do lateral-esquerdo Marcel, vetado pelo Departamento Médico por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa direita.
Durante os treinamentos da semana, o técnico Pirulito (foto) testou duas opções diferentes para suprir a ausência de Marcel, porém, durante a maior parte das atividades, o lateral-direito Geison foi deslocado para a esquerda e James entrou na direita. Pirulito também voltou a adiantar o meia ofensivo Danilo para o ataque, compondo esse setor ao lado de Fabinho, tal como ocorreu na maior parte dos jogos deste Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil. Assim, a provável escalação da equipe nova-limense para enfrentar o América é esta: Glaysson; James, Carciano, Bill e Geison; Jackson, Emersom, Paulo César e Márcio Guerreiro; Fabinho e Danilo.
Leão 100% no Horto
O Estádio Independência traz bons fluidos ao Villa Nova, já que o time venceu os dois que realizou neste ano lá, contra a Ponte Preta (1x0, gol de Carciano) e Ipatinga (2x1, gols de Paulo César).
Estatísticas
Segundo Carlos Paiva, competente historiador do América, a primeira partida foi disputada no dia 22 de novembro de 1916, em Nova Lima, com triunfo do Villa Nova por um placar elástico e desconhecido. Ainda de acordo com Paiva, a estatística do clássico aponta estes números:
TOTAL DE JOGOS: 264
VITÓRIAS DO VILLA NOVA: 89
VITÓRIAS DO AMÉRICA: 103
EMPATES: 72
GOLS MARCADOS PELO LEÃO: 368
GOLS MARCADOS PELO COELHO: 409
TOTAL DE GOLS NO CLÁSSICO: 777
foto: arquivo
|