Os operários da obra do Velódromo (Autódromo de Jacarepaguá) para os Jogos Pan-Americanos entraram em greve nesta sexta-feira, às 7h (de Brasília).
Além do aumento de salário e hora-extra, os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho no local, onde existem apenas três chuveiros para 115 pessoas e banheiros em péssimo estado. Eles também querem o reembolso da passagem no contra-cheque.
A Sinecom (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), que regulamenta a Oriente, construtora responsável pela obra, ofereceu um aumento de 5% no salário, principal reclamação dos trabalhadores.
No entanto, eles pedem 10%, para passar o valor de R$ 739 para R$ 818. Quanto às reivindicações sobre hora-extra e vale-alimentação, a empresa não apresentou proposta de mudança.
Um funcionário da Oriente pediu que seus colegas voltassem ao trabalho, mas eles não cederam e disseram que só retornam às suas atividades com a certeza do objetivo alcançado. Um trabalhador, que preferiu não se identificar, garantiu que nada foi passado para eles.