Os chineses realizaram nesta terça-feira uma enorme festa, em Hong Hong, para comemorar os 500 dias que faltam para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Para a festa, os asiáticos inauguraram um enorme relógio com a contagem regressiva para a primeira Olimpíada realizada no país.
Outra atração foi a apresentação das medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas aos atletas na competição. Elas apresentam uma grande novidade: incrustações de jade.
"O desenho das medalhas representa uma combinação da cultura chinesa com o espírito olímpico", disse Jiang Shaoyu, vice-presidente do Bocog, durante a apresentação.
Uma face das medalhas mostra uma representação do espírito olímpico. A outra, com o logotipo de Pequim 2008 no centro, terá três círculos concêntricos. O do meio será de jade, pedra que durante milênios foi venerada e usada pela civilização chinesa.
A medalha de ouro leva uma incrustação de jade branco; a de prata, uma de jade verde-claro, o tipo mais comum; e a incrustação da medalha de bronze é de jade verde-escuro.
"Escolhemos o jade porque é um material inovador e uma representação da virtude e da honra na cultura tradicional chinesa", disse o presidente da Academia Chinesa das Artes e membro do júri que escolheu o desenho vencedor.
O concurso para a escolha do modelo foi aberto ao público e convocado em 11 de janeiro de 2006. Concorreram 265 projetos de 25 províncias e regiões da China, entre elas Hong Kong, além de países como os Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Finlândia e Israel.
Todos os materiais utilizados para fabricar as medalhas, que pesam 150 gramas, são produzidos na China. Mas parte de sua montagem foi feita em outros países.
A parte superior da medalha, onde será presa uma fita, é formada por dois dragões, criatura mitológica chinesa, representando a harmonia.
A cerimônia de apresentação das medalhas contou com a presença de grandes atletas chineses, como Xu Haifeng, o primeiro a conquistar uma medalha de ouro para a China, em Los Angeles 1984.