O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos apresentou as medalhas oficiais da competição, nesta quarta-feira na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, em cerimônia realizada a 100 dias dos início das competições.
As medalhas, que têm forma trapeizoidal e que fogem dos formatos comuns, foram apresentadas por três atletas e ex-competidores brasileiros medalhistas olímpicos.
O ex-judoca Rogério Sampaio, ouro em Barcelona (1992), a jogadora de vôlei de praia Sandra Pires, campeã olímpica em Atlanta (1996), e o ex-corredor Robson Caetano, bronze nos 200m em Seul (1988) e no 4x100m em 96, foram os responsáveis por mostrarem as medalhas.
Durante os Jogos serão distribuídas 2.211 medalhas. No entanto, a produção será maior por medida de segurança, deixando uma margem de segurança. O Comitê não especificou quantas peças seriam produzidas a mais.
O presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, considerou o momento de hoje mais uma fato histórico para celebração do Pan e disse que ficou satisfeito com o material apresentado.
"Essas medalhas vão traduzir o sentimento de emoção dos atletas brasileiros", disse.