O alpinista chinês Liu Xinan, um dos melhores de seu país em sua especialidade, morreu ao cair de uma altura de 3.000m, como informou a imprensa local.
Liu, 26 anos, descia com sua equipe, a "Knife Blade", o pico Dangjiezhenla, de 6.033 metros, que escalaram em 29 de março, quando sofreu o acidente fatal.
Liu, cuja escalada tinha sido aprovada pela Associação de Montanhismo de Sichuan, era muito conhecido na China. Em 2000, ele venceu o primeiro prêmio em escalada masculina no concurso nacional de esportes radicais.
"Foi uma grande perda para o alpinismo de nosso país", disse Chen Jun, especialista da área que guiou Liu nos primeiros passos de sua carreira e atual treinador da equipe de montanhismo da Universidade de Jilin.
Chen também mostrou sua preocupação pelo crescente interesse da juventude por esportes de risco como o montanhismo e a escalada, e pelo conseqüente aumento de acidentes com resultado de morte e lesões.
"Primeiro (os escaladores) deveriam receber a aprovação das associações locais de montanhismo. Em segundo lugar, deveriam treinar-se sob a batuta de especialistas ou treinadores", apontou.
|