Em ondas de 1 metro com formação regular, as baterias complementares da terceira rodada do Rip Curl Pro rolam pelo segundo dia consecutivo na praia de Johanna, a Oeste de Bells Beach.
Quatro brasileiros brigaram por vagas nas oitavas-de-final, que já tem a presença do carioca Leonardo Neves contra o aussie Tom Whitaker no terceiro confronto. No entanto, nenhum conseguiu a classificação.
Raoni Monteiro foi o primeiro a cair na água e acabou superado por uma pequena diferença pelo sul-africano Travis Logie.
Na nona bateria o gaúcho Rodrigo Dornelles encarou uma pedreira contra o havaiano Andy Irons e também foi eliminado por uma pequena margem de pontos.
Na 13a bateria o aussie Mick Fanning não deu chances ao pernambucano Barnardo Pigmeu e registrou a maior soma do dia: 18.66 pontos.
O último representante brazuca a buscar uma vaga nas oitavas foi Adriano Mineirinho, que não achou as ondas certas e foi derrotado pelo experiente aussie Michael Campbell na 14a bateria.
Os quatro brasileiros encerraram a participação no Rip Curl Pro na 17a colocação, com US$ 4,8 mil em prêmios e 410 pontos somados no ranking.
Entre os destaques do dia está o norte-americano Kelly Slater, defensor do título da prova. Na oitava bateria, Slater somou 17 pontos para vencer com tranquilidade o convidado australiano Nic Muscroft