Ronaldinho estaria com mononucleose; Barcelona nega
18/04/2007 - 14:12 hs
Campeonato Espanhol
O recente afastamento do meia brasileiro Ronaldinho, do Barcelona, dos treinos da equipe espanhola pode ter um outro motivo: a mononucleose, mais conhecida como "doença do beijo". A informação é do programa de rádio SER Deportivos. A direção do clube nega a enfermidade.
De acordo com a assessoria do Barcelona, uma inflamação na garganta seria o real motivo da ausência de Ronaldinho das atividades físicas da equipe. Tratado com antibióticos, o atleta já estaria em franca recuperação física.
Segundo a nota oficial do clube, o desmentido "vem por meio dos serviços médicos do clube" e diz que "Ronaldinho foi um dos jogadores do elenco que mais atuou na temporada". E que o meia vem seguindo, conforme combinado, o plano de treinamento traçado pela comissão do clube.
A mononucleose é um infecção causada pelo vírus Epstein-Barr e tem como principais sintomas a febre, gânglios na garganta e pode até mesmo ocasionar aumento do baço. Afeta principalmente crianças, mas também adolescentes e adultos, estes em menos intensidade.
De acordo com Manuel Moragrega, especialista consultado pela rádio espanhola, a doença causa "fraqueza, cansaço e, em poucas semanas, evolui para o quadro de cura".
"A doença se caracteriza por uma perda de capacidade física, por isso não se recomenda praticar esportes de forma intensa", concluiu o médico, que lembra que a mononucleose pode associar-se a complicações cardíacas e cerebrais.