Ney da Mata (foto) está de volta ao comando técnico do Uberlândia Esporte. Ele chega hoje à cidade e será apresentado às 15h no Juca Ribeiro. Logo em seguida, comanda o primeiro treino à frente do time. Ele terá apenas quatro dias para conhecer o elenco e acertar minimamente a equipe, de acordo com sua filosofia de trabalho. No domingo, o Verdão encara o Valério, de Itabira, fora de casa. A partida será fundamental para as pretensões do clube de seguir para a 2ª fase do Módulo II do Mineiro, uma vez que, dependendo dos resultados, o UEC pode terminar a rodada na última posição, fora da zona de classificação para o hexagonal.
Dos jogadores que estão no Uberlândia, apenas o volante Chen trabalhou com Ney da Mata. "Outros eu conheço de ter jogado contra, mas é um grupo que transmite confiança, jogadores experientes, que têm chance de reverter a situação e sair da rabeira do campeonato. E quem pode sair somos todos nós, com muito trabalho", destacou Ney da Mata, que fará a primeira avaliação do grupo ainda hoje. "Vamos chegar e ver o que a gente tem nas mãos. Vamos sentir de perto para depois tomar alguma decisão", completou.
Além do atacante Gilson Batata, que sofreu uma fratura na costela e ainda está em fase de recuperação, apenas o zagueiro Ferron não reúne condições de enfrentar o Valério. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para a URT, no domingo passado, e foi suspenso. Com isso, a tendência é que o experiente Odair, que ainda não estreou pelo Uberlândia no Módulo II, ganhe uma vaga na equipe titular. Outras opções para a zaga são Thiago Paiva e Bruno Bueno. Na frente, a boa notícia é que o novo treinador poderá contar com Tico, que não enfrentou a URT pelo 3º cartão.
A diretoria do Verdão trabalhou rápido para substituir Walter Zaparolli, demitido na segunda-feira após a derrota para a URT, dentro de casa, por 3 a 2. Zaparolli, que comandou o time oito vezes, venceu apenas em duas oportunidades e acabou derrotado em outras quatro. Em 24 pontos disputados, conquistou apenas oito e deixou o clube na penúltima colocação, à frente apenas do Extrema. "Optamos pelo Ney da Mata porque é um cara tranqüilo, que queria voltar o clube e que estava dentro da possibilidade financeira do clube", justificou o presidente do Verdão, Everton Magalhães. Por enquanto, Ney, que assina contrato até agosto, chega sozinho a Uberlândia. Ele só definirá se vai trocar ou não a comissão técnica depois de um primeiro contato.
Histórico
O treinador Ney da Mata passou pelo UEC em 2003, justamente na divisão de acesso do Estadual. Na oportunidade, ele dirigiu a equipe em apenas quatro partidas. Recebeu uma proposta melhor — justamente do Valério — e deixou Uberlândia. Enquanto esteve na cidade, o Verdão não perdeu. Empatou duas partidas, contra Ituiutaba e Uberaba, e venceu duas, diante do UFA, de Araxá, e Ituiutabana. Por coincidência, na seqüência, o UEC jogou contra o Valério que, já sob o mando de Ney, derrotou o Uberlândia por 5 a 2.