Portuguesa e Rio Preto garantiram o acesso à elite do futebol paulista na próxima temporada, nesta última quarta-feira à noite, na penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2. A Lusa empatou com o São José, por 2 a 2, no Vale do Paraíba, chegando aos 11 pontos dentro do Grupo 2 e assegurando, inclusive, o direito de decidir o título contra o líder do outro grupo.
A briga, agora, é pela segunda vaga, disputada por três clubes. O Bandeirante é vice-líder, com cinco pontos, mas precisa vencer a Portuguesa, no Canindé, para não depender do confronto direito entre São José, terceiro, com cinco, e Guarani, quarto, com quatro pontos. Este jogo vai ser realizado no Brinco de Ouro, em Campinas. O time campineiro pode voltar à elite desde que vença, chegue aos sete pontos e o Bandeirante não vença a Lusa.
O Rio Preto chega pela primeira vez à Série A-1, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Botafogo, em Ribeirão Preto. Mas se manteve com nove pontos, na liderança do Grupo 3, seguido pelo Mirassol, com oito, enquanto União São João e Botafogo só têm cinco pontos e não podem alcançar o líder. A segunda vaga está mais perto do Mirassol, que só depende de um empate, fora de casa, diante do Rio Preto, no domingo.
A rodada
No Martins Pereira, a Portuguesa saiu na frente com Leonardo, aos nove minutos, mas sofreu a virada ainda no primeiro tempo, com Renato, aos 38 e Bruno, contra, aos 45 minutos. Para piorar, o zagueiro Samuel foi expulso. No segundo tempo, mesmo com um a menos, a Lusa empatou com Rivaldo, aos 28 minutos.
Em Birigui, com estádio lotado, Bandeirante e Guarani empataram sem gols. Os dois times precisavam vencer e o segundo tempo foi emocionante, com cada time perdendo um pênalti. Gustavo perdeu aos quatro minutos, para o Guarani, com a defesa do goleiro Rogério. O Bandeirante teve chance logo em seguida, mas Júlio Madureira bateu e Buzzetto defendeu. Nos últimos minutos de jogo, cada time teve uma bola na trave.
Pelo Grupo 3, Mirassol e União São João ficaram no zero a zero, em Mirassol. Em Ribeirão Preto, o Rio Preto bem que tentou segurar o empate, mas acabou perdendo para o Botafogo, por 1 a 0, com Marcelo Cordeiro, aos 31 minutos do segundo tempo. Mesmo com a derrota, o Rio Preto garantiu o acesso.
Confira os resultados da 5.ªrodada da 2.ªfase:
São José 2 x 2 Portuguesa
Mirassol 0 x 0 União São João
Bandeirante 0 x 0 Guarani
Botafogo 1 x 0 Rio Preto
Confira a classificação:
Grupo 2
1.º) Portuguesa, 11 pontos; 2.º) Bandeirante, 5 (saldo de gols -1); 3.º) São José, 5 (saldo de gols -3); 4.º) Guarani, 4 pontos.
Grupo 3
1.º) Rio Preto, 9 pontos; 2.º) Mirassol, 8; 3.º) União São João, 5; 4.º) Botafogo, 5 pontos.
|