O zagueiro Odair, no lugar de Ferron — suspenso por ter levado vermelho contra a URT -, Tico no meio e, na frente, Viola e Gil formando a dupla de ataque. Estas foram as novidades no primeiro treino comandado pelo técnico Ney da Mata, que substituiu o demitido Walter Zaparolli. "Para mim, não é surpresa nenhuma a qualidade técnica dos jogadores. Então, é usar a criatividade e a qualidade individual deles para tentar buscar a vitória. Qualidade, eles têm de sobra. Agora é resgatar credibilidade e a confiança deles para tentar sair com o resultado positivo", destacou o treinador, que foi apresentado ontem, no Estádio Juca Ribeiro.
Ele terá apenas mais dois dias para tentar implementar minimamente sua filosofia de trabalho. Sua estréia está marcada para domingo, às 10h, contra o Valério, em Itabira. "Não tem muito segredo não. Vamos trabalhar amanhã (hoje) e já vamos definir na sexta-feira", disse o treinador, que procurou estabelecer um discurso mais ameno que seu antecessor. "A grande verdade é que não podemos desgastar o atleta agora. Eles estão vindo com um desgaste psicológico e, se houver o desgaste físico também, acaba complicando."
Esta é a segunda passagem do treinador no Verdão. Em 2003, ele comandou a equipe em quatro oportunidades, no mesmo Módulo II. Na oportunidade, venceu duas partidas e empatou as outras duas. Ele deixou o clube, justamente para dirigir o Valério.
Ney da Mata chega em um momento complicado. O UEC é apenas o sexto colocado na tabela e, dependendo dos resultados, pode terminar na 11ª rodada fora da zona de classificação para o hexagonal final. Apesar da pressão, ele destaca que o momento é para ter calma e pensar por etapas. Segundo o treinador, o Verdão precisa dar um passo de cada vez e o primeiro degrau a superar é o Valério. "Precisamos pensar no Valério para depois pensar para frente. É um adversário difícil, mas o que anima, que nos encoraja é que temos aqui um grupo bom e forte, com qualidade técnica", ressaltou.
Na partida do domingo, o treinador não poderá contar com dois jogadores. Além do zagueiro Ferron, o meia Fabrício levou o terceiro cartão amarelo e também está fora. Em contrapartida, a novidade é que o time terá a volta do experiente Tico, que finalmente poderá disputar uma posição na função de origem. "Ali (no meio) é uma posição que eu tenho facilidade de jogar. É uma posição que eu gosto e acho que posso render mais do que lá na frente. Mas é lógico que ele (técnico) ainda está observando, mas qualquer um que jogar, com certeza, vai dar conta do recado", assegurou o jogador, que vinha sendo escalado como atacante por Zaparolli.
Estréia no certame - Quem poderá fazer sua estréia é o zagueiro Odair. Com a saída de Ferron, a tendência natural é que ele, finalmente, faça sua primeira partida com a camisa do Verdão. Caso seja confirmado, o jogador garante que está em plenas condições. A equipe que treinou como titular: Marcelo Bezerra, Paulo Souza, Índio, Odair e Duda; Douglas, Chen, Robert e Tico; Gil e Viola.
foto/crédito: Muriel Gomes
|