Mostrando um futebol de gente grande, o São Caetano não deu chances para o Santos, vencendo o até então favorito ao título paulista por 2 a 0, neste domingo à tarde, no estádio do Morumbi.
Com a vitória por dois gols na partida de ida das finais, o Azulão agora joga podendo perder por até um gol de diferença, domingo que vem, no jogo final do Campeonato Paulista. Este jogo foi transmitido, ao vivo, pela Rádio Futebol Interior, com narração de Jarbas Duarte, os comentários de Luciano Luiz e a participação de convidados especiais.
Méritos para o técnico Dorival Júnior, que armou um verdadeiro paredão para barrar o poderoso ataque santista. Além disso, o Azulão contou com um poderoso contra-ataque, que gerou seus dois gols.
Luiz Henrique fez o primeiro, enquanto Somália fechou o placar na segunda etapa, selando a vitória merecida do São Caetano que deu um verdadeiro show de futebol.
Só deu Azulão!
Mesmo entrando em campo como azarão, o São Caetano mostrou que não chegou à final por acaso. O time do ABC Paulista não deu chances para o Santos no primeiro tempo, marcando bem e saindo com competência para o ataque.
Luís Henrique era o maestro do time, fazendo bem o balanço defensivo e saindo com competência para o ataque. Com todos os ingredientes de um time vencedor, não demorou para o Azulão abrir o placar. Logo aos nove minutos, Luís Henrique aproveitou chutão de Thiago e saiu na cara de Fábio Costa.
Sem amarelar, ele deslocou o goleiro santista e abriu o placar, para a felicidade da pequena torcida do São Caetano presente no Morumbi.
Depois do gol, o jogo continuou nas mãos do time do ABC, que dominava amplamente as ações de meio-campo. O Santos tinha mais posse de bola, principalmente na defesa, mas não conseguia armar as jogadas, principalmente pela ótima marcação realizada pelo Azulão, em cima de Cléber Santana e Zé Roberto. Além disso, a opção de Luxa por colocar Tabata no ataque não deu certo.
O Santos teve a sua chance mais clara de gol apenas aos 45 minutos, quando Zé Roberto foi lançado em profundidade, mas chutou fraco, para a defesa de Luiz.
Pressão do Peixe... Gol do Azulão!
Vendo que tinha feito besteira ao colocar Tabata como atacante , Luxemburgo mudou o time no intervalo. Além de sacá-lo para a entrada de Jonas, ele tirou Denias, outra novidade no time, para colocar Pedrinho.
As mudanças deram efeito imediato. O Santos começou a segunda etapa soberano em campo, não dando espaços para o Azulão e conseguindo armar várias jogadas de ataque.
Aos seis minutos, Jonas perdeu um gol feito. Ele recebeu cruzamento de Kléber, mas cabeceou mal, para a defesa de Luiz.
O Santos armava as jogadas ofensivas, mas deixava o contra-ataque cada vez mais aberto para o Azulão, que errou o primeiro, o segundo e o terceiro.
No quarto, entretanto, o São Caetano chegou ao gol. Após rápida jogada de ataque, a defesa do Santos cortou a bola parcialmente. Ela ia sobrando para Marcelinho, que acabara de entrar. Fábio Costa, totalmente imprudente, deu uma verdadeira cacetada no adversário: pênalti.
Na cobrança, Somália foi perfeito, deslocando o goleiro adversário e fazendo seu décimo terceiro gol no Paulistão: 2 a 0 e vantagem para o segundo confronto.
|