O técnico Ney Franco só não vai mexer no ataque do Uberlândia Esporte para o jogo de domingo contra o Extrema, fora de casa, às 10h30, pela 13ª rodada do Módulo II do Mineiro. A principal novidade será na zaga. Pela primeira vez na temporada, o time vai jogar com três zagueiros: Thiago Paiva, Ferron e Índio — que pode dar lugar a Odair. A interrogação será definida no coletivo de amanhã.
Outra mudança significativa é o aproveitamento do volante Douglas na lateral direita. "O time ganha uma força muito grande com o Douglas no corredor, desde que não se poupe durante o jogo. Ele tem muita força e, na bola parada, ele é bom", explicou o treinador, Ney da Mata.
O volante, que nem sequer foi relacionado para a última partida, na vitória sobre o Social por 4 a 1, disse que está pronto para encarar o desafio e espera render o esperado na nova função. "É uma questão de adaptação e a pegar um pouco a noção. De resto vou tentar sobressair pela força de vontade e pela força", disse o volante, agora lateral direito.
Com isso e a permanência de Givanildo na ala esquerda, Duda, que ficou de fora do último jogo pelo 3º cartão amarelo, volta à sua função de origem - o meio-de-campo -, posição, até mesmo, preferido pelo jogador. "O meio-de-campo também tem a função de marcar o volante para não deixar ele jogar, mas, no meio, a gente pega mais na bola e tem a função de organizar as jogadas", destacou Duda, que vai trabalhar para deixar Gil e Viola na cara do gol.
Apesar de mandar a campo três zagueiros, Ney da Mata garantiu um Uberlândia marcando no campo do adversário. Segundo ele, a estratégia é soltar os laterais e imprimir uma marcação no campo de ataque. "Se a gente deixar o adversário jogar em um campo curto, vai facilitar. Então, nós nos posicionamos aqui hoje (ontem) para marcar a saída deles", destacou o treinador, lembrando que o campo do Extrema é de dimensões muito reduzidas.
Com a definição do esquema com três zagueiros e o deslocamento de Duda para a lateral o time que deve enfrentar o Extrema será o seguinte: Marcelo Bezerra, Índio (Odair), Ferron e Tiago Paiva; Douglas, Rudson, Paulo Souza, Duda e Givanildo; Gil e Viola.
O Verdão treina hoje em dois períodos no Estádio Juca Ribeiro e amanhã faz o último coletivo no mesmo local. A viagem está marcada para sábado, logo no início da manhã.
Matematicamente, apenas a vitória contra o Extrema garante a vaga no hexagonal. No entanto, se arrancar um empate fora de casa, somente um milagre tira o UEC da segunda fase. O Extrema só fica com a vaga do Uberlândia, se conseguir descontar um saldo de 16 gols. Além disso, tem que torcer para que o UEC perca na última rodada, quando enfrenta o Formiga, no Parque do Sabiá, no dia 20 de maio, às 10h30.
|